Perguntar não ofende: pra que mesmo foram recuperados alguns prédios históricos em Penedo?

Essa é uma perguntar que não quer calar na boca dos Penedenses: pra que mesmo, foram  gastos milhões em recuperações  de prédios históricos em nossa Penedo? Círculo Operário tradicional pela sua história das lutas dos operários, e também pela bela passagem do Mestre e escultor Antonio  Pedro por ali formando várias gerações de artistas. Gastos mais de um milhão de reais em sua recuperação , e está sendo mal aproveitado! vive mais fechado que aberto, servindo apenas para treinamento de capoeira, judô e  festas de aniversários. E a escola de santeiros, o memorial da classe operária de Penedo, o espaço cultural para eventos e exposições que era para funcionar ali por onde andam ?

Chalé dos Loureiros na Avenida Getúlio Vargas, rico e charmoso acervo arquitetônico gastos 5 milhões de reais e reinaugurado com todo brilhantismo que merecia, também mal aproveitado.  Desde que o chalé foi entregue a população para ser gerenciado pela Casa do Penedo para funcionar como o Museu do Rio São Francisco, que encontra-se de portas fechadas. Não funciona, só vive fechado antes mesmo dessa tal pandemia. E o pior!  A Casa do Penedo na Rua João Pessoa, já não mais existe fechou suas portas como vai administrar  o chalé?

Prédio da antiga Coordenadoria de Ensino, hoje batizada de Vila  Lessa, recuperaram apenas a fachada com a promessa que ali funcionária um acervo da Casa do Penedo. Gastos 700 mil. Hoje, está fechada servindo apenas como depósito dessa mesma Casa do Penedo que como já foi citada em tela, está fechada a muito tempo.

Quem se salvam ainda em tudo isso, é o Montepio dos Artistas, Theatro  Sete de Setembro e o prédio da biblioteca pública que também foi restaurado nesse período e que vem servindo para sediar encontros e reuniões de instituições públicas. Outra pergunta que não quer  calar: quando serão concluídas mesmo ás obras de 4.915 mil  do tão sonhado Centro de Convenções no antigo Cine São Francisco, que já se vão 3 anos  do seu início e está andando a passos de tartaruga? E às obras para conclusão do Cinema Universitário  no prédio do Cine Penedo, que começaram a anos e até aqui não entregaram a população penedense? Tá lá o prédio, servindo de almoxarifado antes para às obras do  Largo São Gonçalo, hoje  para a Casa do Penedo. São apenas perguntas, que não querem calar e que não ofendem.

 

Por Geraldo José

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo