Quem poderia ser o governador-tampão? E quem será o vice de Renan Filho?

Nos bastidores do MDB em Alagoas, a definição da chapa majoritária para 2026 vai muito além do nome de Renan Filho ao Governo. Um ponto considerado estratégico pelo partido é a escolha do vice-governador, que deve sair do grupo político liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor. O acordo faz parte da transição de comando entre os dois principais grupos que hoje dão as cartas na política estadual.

Com a possibilidade real de Renan Filho vencer a eleição, cresce a disputa por espaços-chave, como a vice-governadoria e até a suplência do senador Renan Calheiros. Dentro do MDB, a avaliação é clara: dificilmente esses nomes virão de fora da Assembleia ou sem o aval do grupo que controla o Legislativo.


O cuidado do MDB se explica pelo cenário atual. O partido busca evitar novos impasses como o vivido com o atual vice, Ronaldo Lessa, cuja atuação política ocorre de forma independente das articulações centrais do MDB para a sucessão estadual. A experiência acendeu o alerta interno sobre a importância de alinhar completamente a chapa.

Outro ponto em discussão envolve o futuro político do governador Paulo Dantas. Sem mandato a partir de 2027, ele busca uma alternativa viável para permanecer no jogo. Uma das possibilidades ventiladas nos bastidores seria uma negociação que leve à renúncia conjunta do governador e do vice, abrindo espaço para que a Assembleia escolha um governador-tampão até o fim do mandato.

Fonte conexaopoliticaalagoas

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo