Bolsonaro deixa prisão domiciliar pela primeira vez para realizar exames médicos

Procedimentos foram autorizados em caráter preventivo e de acompanhamento

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou pela primeira vez sua prisão domiciliar na manhã deste sábado (16) para realizar uma série de exames médicos no hospital DF Star, em Brasília.

A autorização segue determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que já havia flexibilizado previamente as condições para atendimentos médicos.

Bolsonaro é submetido a diversos procedimentos clínicos e de imagem, com o objetivo de monitorar e avaliar seu estado de saúde, principalmente em relação às sequelas da facada que sofreu durante a campanha presidencial de 2018. Entre os procedimentos:

  • Coleta de urina;

  • Endoscopia digestiva alta, indicada para refluxo esofágico (CID-10 K20);

  • Tomografias computadorizadas de tórax (CID-10 J15), abdome (CID-10 K46.9) e pelve (CID-10 K56);

    • Ecocardiograma transtorácico para avaliação da pressão arterial (CID-10 I10);

    • Ultrassonografia Doppler de carótidas (CID-10 I65.2);

    • Ultrassonografia de próstata e vias urinárias (CID-10 N40).

    Os procedimentos foram autorizados em caráter preventivo e de acompanhamento, e integram o protocolo médico estabelecido por sua equipe desde 2018.

    Bolsonaro é acompanhado regularmente por profissionais de saúde desde que sofreu o atentado à faca, que deixou sequelas duradouras em seu sistema digestivo.

    A decisão judicial que permitiu a saída pontual prevê ainda que, em caso de internações emergenciais, a defesa do ex-presidente deve comunicar o STF em até 24 horas, mediante apresentação de laudo médico.

Fonte Diário  do Poder

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo