Bolsonaro deixa prisão domiciliar pela primeira vez para realizar exames médicos
Procedimentos foram autorizados em caráter preventivo e de acompanhamento

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou pela primeira vez sua prisão domiciliar na manhã deste sábado (16) para realizar uma série de exames médicos no hospital DF Star, em Brasília.
A autorização segue determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que já havia flexibilizado previamente as condições para atendimentos médicos.
Bolsonaro é submetido a diversos procedimentos clínicos e de imagem, com o objetivo de monitorar e avaliar seu estado de saúde, principalmente em relação às sequelas da facada que sofreu durante a campanha presidencial de 2018. Entre os procedimentos:
-
Coleta de urina;
-
Endoscopia digestiva alta, indicada para refluxo esofágico (CID-10 K20);
-
Tomografias computadorizadas de tórax (CID-10 J15), abdome (CID-10 K46.9) e pelve (CID-10 K56);
-
-
Ecocardiograma transtorácico para avaliação da pressão arterial (CID-10 I10);
-
Ultrassonografia Doppler de carótidas (CID-10 I65.2);
-
Ultrassonografia de próstata e vias urinárias (CID-10 N40).
Os procedimentos foram autorizados em caráter preventivo e de acompanhamento, e integram o protocolo médico estabelecido por sua equipe desde 2018.
Bolsonaro é acompanhado regularmente por profissionais de saúde desde que sofreu o atentado à faca, que deixou sequelas duradouras em seu sistema digestivo.
A decisão judicial que permitiu a saída pontual prevê ainda que, em caso de internações emergenciais, a defesa do ex-presidente deve comunicar o STF em até 24 horas, mediante apresentação de laudo médico.
-
Fonte Diário do Poder