PL que reconhece como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial o “Cuscuz de Penedo” é sancionado pelo Governador Paulo Dantas

Projeto apresentado na Assembleia Legislativa é de autoria do Deputado Delegado Leonam Pinheiro

O governador do estado de Alagoas Paulo Dantas  sancionou no último dia 18 de Junho  a lei  nº 9.610 que reconhece como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial o Cuscuz de Penedo. A iniciativa é do Deputado Estadual Delegado Leonam Pinheiro através  do PL nº 894/2024 aprovado pelos demais parlamentares na Casa de Tavares Bastos.

Histórico

Quem nasce com nome Pureza é abençoada, ainda mais porque deixou o legado saboroso do cuscuz de arroz artesanal na cidade de Penedo para humanidade ser feliz. A história dessa alagoana segue viva através da quarta geração, pelo bisneto Rodolfo Novaes. Depois de mais de 100 anos, o saber e o fazer da tradição poderão ganhar o registro do Patrimônio Imaterial de Alagoas.

A Carroça – empresa que comercializa o prato em Maceió e em Penedo – sempre acreditou no potencial enorme que o cuscuz de arroz carrega e entendeu que a iguaria não poderia ficar escondida e que todos precisavam prová-la e conhecê-la.

Por redação C/ Geraldo José / histórico Nide Lins.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo