Se outubro foi o mês delas, novembro é o deles.

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência entre sexo masculino. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

Novamente a população penedense, em especial a masculina, está sendo convidada a refletir e realizar pequenos cuidados que previnem doenças e proporcionam vida longa com mais qualidade de vida. Estamos no Novembro Azul. Se outubro é o mês delas, novembro é o deles. É quando o símbolo do laço rosa dá lugar a um bigode, mas o objetivo é o mesmo: estimular a prevenção a dois tipos comuns de câncer: o de mama e o de próstata.

A Secretaria Municipal de Saúde de Penedo, com certeza deverá trabalhar de forma simbólica  com a cor azul que nessa campanha representa o homem durante todo o mês de novembro. A ação, é um alerta para os homens cuidarem mais da sua saúde e traz a reflexão “Não se cale, não se omita, procure ajuda! Prevenção é a melhor solução! No fim das contas, os homens querem apenas ser ‘bons, o suficiente’”.

Existe cura para o câncer de próstata, desde que diagnosticado em sua fase inicial, por meio de exame físico (toque) ou laboratorial (dosagem do PSA no sangue – prova do antígeno prostático). Se constatado aumento da glândula ou alteração no PSA, o paciente é encaminhado para a realização de biópsia, a fim de se averiguar a presença de tumor e, em caso positivo, se ele é maligno ou benigno.

Portanto, homens de toda parte do Brasil e do mundo, se você tem 45 anos ou mais aproveite esta lembrança para agendar uma consulta com o médico urologista da sua confiança, pois a prevenção é a melhor arma contra o câncer de próstata. Agora é com a gente!

Geraldo José

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo