Alagoas pode voltar à Fase Laranja já na próxima semana

Os representantes do governo do Estado que tratam do tema garantem que é apenas um alerta, não é ameaça: se a situação não melhorar, os estabelecimentos não retomarem com vontade e decisão os protocolos sanitários da pandemia, Alagoas voltará pelo menos uma fase na próxima semana.

Ou seja: sairemos da Fase Amarela para a Fase Laranja.

Vamos lembrar como é essa possível próxima fase:

– Serviços essenciais – supermercados, farmácias, serviços de saúde, higiene, limpeza e alimentação (todos já permitidos na Fase Vermelha) continuarão funcionando normalmente;

– lojas ou estabelecimentos de rua com até 400 m² (quatrocentos metros quadrados) funcionarão com os horários estabelecidos;

– salões de beleza e barbearias funcionam, mas com hora marcada;

– templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 30% de sua capacidade.

O retrocesso, entende o governo do Estado, pode ser evitado, mas também pode ir até mais além:

“Os empresários pediram e nós demos um voto de confiança. Agora eles têm de provar que é possível ter um maior controle de aglomeração, com a aplicação dos protocolos sanitários, nessa Fase Amarela”, ressalta uma autoridade da área de Saúde.

Eis a justificativa para que o decreto tenha apenas uma semana de duração – lembrando que os anteriores eram válidos por 15 dias.

Três setores preocupam mais os governistas: bares, restaurantes e eventos, que costumam, a essa altura, juntar centenas de pessoas, praticamente sem nenhum controle.

Segundo a autoridade sanitária com quem o blog conversou, o governo tem consciência de que o aumento do número de leitos de UTI é importante, mas não resolve o avanço da pandemia: “A hora é de ampliarmos o distanciamento social. Se não conseguirmos agora, a decisão será por retroceder pelo menos mais uma fase já na próxima semana”.

Com um detalhe importante: o Alto Sertão e o Agreste deverá mesmo voltar à Fase Laranja na próxima semana – principalmente pela pressão feita sobre a cidade de Arapiraca, para onde corre a população de toda a região.

TNH1

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo