Situação do Camartelo é crítica, desumana e precisa de uma atenção maior por parte dos poderes públicos.
O esgoto a céu aberto é uma realidade para uma parcela considerável da população. De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, quase 100 milhões de brasileiros não têm acesso ao serviço de coleta de esgoto e somente 49% de todo o esgoto gerado no país passa por algum tipo de tratamento.
Na cidade de Penedo, o que observamos com relação a essa questão social é um verdadeiro desmando administrativo, uma falta de atenção, e um completo desrespeito ao ser humano que paga seus impostos, contribuem para o desenvolvimento do seu município e no entanto, não tem uma qualidade de vida digna. E, o pior! os seus legítimos representantes eleitos pela população não se manifestam! Parece que nada está acontecendo!
Na comunidade do Camartelo de modo especial os moradores vivem em uma situação critica, desumana, uma comunidade composta por um grande número de crianças que brincam no dia a dia naquelas ruas, o que é péssimo para a preservação de sua saúde. É de se lamentar profundamente, esse quadro e essa realidade de vida dos moradores do Camartelo que compreende a Rua São Miguel, Sucupira, Camartelo do Meio e Pernambuquinho. É preciso e faz- se necessário, buscar uma solução para aquela problemática. Não dá mais, para aquele povo do Camartelo conviver diariamente com aquela situação. Com a palavra Prefeito, Vereadores, Ministério Público e Conselho Tutelar.
Por Geraldo José