Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda

“Com Guilherme Boulos no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta fazer uma reconstrução da esquerda. Para caciques partidários, dois fatores levaram a este movimento: um de política interna, para se reaproximar de sua base social histórica, e outro com olhar internacional.
O cientista político Leandro Gabiati afirma que a nomeação de Boulos, combinada com as demissões de indicados do Centrão, sinaliza para 2026. ‘Uma coalizão nitidamente de esquerda no 1º turno, que eventualmente poderá ter outras adesões se houver 2º turno’, diz.
Para a antropóloga Isabela Kalil, a demora para Boulos ser oficializado no ministério tem relação com um cálculo de custo político por parte de Lula. ‘O governo está numa posição mais favorável agora para enfrentar a resistência ao nome do Boulos’, afirma, em referência à recuperação da popularidade.
Antes de ser confirmado ministro da Secretaria-Geral da Presidência no lugar de MárciomMacêdo, Boulos teve um dia de ‘posse informal’ no Planalto. Prestigiou o lançamento do Programa Reforma Casa Brasil, sentou na primeira fila de autoridades e recebeu até um ‘beija-mão’: todos que chegavam iam de imediato cumprimentá-lo.”
Fonte TNH1