Uma rara e honrosa exceção: escola do interior do Ceará vence prêmio de melhor do mundo

Este blog tem criticado a entrega de secretarias e órgãos ligados à Educação – um mal que se alastra pelo Brasil -, a políticos profissionais , para usufruto de vantagens eleitorais, ou a empresários de entidades privadas de ensino, com objetivos econômicos.

Essa prática está disseminada no país há pelo menos quatro décadas e tem levado a Educação pública brasileira a níveis alarmantes.

Mas, felizmente, ainda existem exceções, como neste caso registrado pelo portal G1 sobre uma escola do interior do Ceará:

“A Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, localizada na cidade de Carnaubal, a 346 km de Fortaleza, venceu o prêmio ‘Melhores Escolas do Mundo’. A escola ganhou 50 mil dólares, aproximadamente R$ 250 mil.

Unidade de ensino cearense venceu na categoria ‘Apoiando vidas saudáveis’, com o projeto ‘Adote um Estudante’, ação voltada à saúde mental dos alunos. O prêmio foi criado pela T4 Education, apoiado pela Fundação Lemann, Accenture e American Express.

Ação se iniciou durante o retorno ao modelo de aula presencial, após a pandemia de Covid-19. Os professores e diretores de turma observaram, em sala de aula, que muitos jovens enfrentavam problemas de saúde mental como ansiedade, depressão, baixa autoestima, dificuldades de comunicação e de socialização.

Para reverter o cenário, o professor de educação física Guilherme Barroso, que também atua como diretor de turma na instituição, sugeriu a criação de um projeto que trabalhasse com o apoio de psicólogos voluntários, de diversas partes do Brasil.

Pela ação, os profissionais oferecem atendimentos via Google Meet, possibilitando aos alunos receber assistência psicológica de forma individual. Além dessa vertente, o projeto também oferta atividades de esporte e oficinas de teatro, dança, pintura e crochê.

O World’s Best School Prizes foi criado pela T4 Education e apoiado pela Fundação Lemann para compartilhar boas práticas que transformem a vida dos estudantes e façam diferença nas comunidades onde as escolas estão inseridas. Nesta edição, 108 países participaram do prêmio.

Criado em 2022, a competição abrange cinco categorias (ação ambiental; inovação; superação de adversidades; colaboração comunitária e apoiando vidas saudáveis).”

Fonte TNH1 C/ Flávio Gomes de Barros

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