Governador chama Renan Filho de “velhaco” após críticas sobre obras em Santa Catarina

O anúncio da construção de dois túneis no Morro dos Cavalos, na rodovia BR-101, em Palhoça (SC), acabou sendo ofuscado por uma forte troca de farpas entre o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Durante agenda no Sul catarinense nesta quarta-feira (28), o governador reagiu duramente às críticas feitas pelo ministro mais cedo, quando Renan Filho cobrou entregas do governo estadual e ironizou uma proposta alternativa apresentada por Santa Catarina, classificando-a como uma “ideia de PowerPoint”.

A resposta veio em tom elevado. Jorginho Mello chamou Renan Filho de “velhaco”, termo usado para definir alguém enganador, e citou declarações atribuídas ao presidente da Câmara, Arthur Lira, ao mencionar a ligação do ministro com o senador Renan Calheiros.

“Ele não tem o que fazer. Como diz o Arthur Lira, que é amigo dele, o pai dele é o velhaco velho e ele é o velhaco novo. Se ele diz que não fizemos obra em Santa Catarina, é porque não mora aqui”, afirmou o governador.

A tensão entre os dois escalões de governo também envolve o modelo de execução da obra. Enquanto o governo federal confirmou a construção dos túneis, o governo catarinense defende uma alternativa: um contorno viário de 5,2 quilômetros, com custo estimado em R$ 300 milhões, apresentado em 2025.

Mello voltou a cobrar do governo federal a devolução de R$ 389 milhões investidos pelo Estado em rodovias federais durante a gestão do ex-governador Carlos Moisés. Segundo ele, a solução defendida por Brasília pode resultar em pedágio e repasse de custos à população.

“Vai sair do nosso lombo os dois túneis, se fizer. É muita conversa mole. Quero ver pronto”, disparou.

O governador ainda rebateu as críticas comparando ações dos dois governos e afirmou ter executado mais obras viárias que a União em Santa Catarina, encerrando o embate ao dizer que não entrará em provocações, mas que cobrará resultados concretos.

Fonte 7 Segundos
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo