Escolas de samba do Grupo Especial do Rio desfilam na Sapucaí; acompanhe

Quatro agremiações ocupam a avenida na noite deste domingo (15)

Os desfiles de escolas de samba do Grupo Especial no Rio de Janeiro começaram na noite deste domingo (15) com Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Mangueira passando pelo Sambódromo Marquês de Sapucaí.

Cada escola faz apresentações de cerca de uma hora e meia, com temas que passam por política, música e cultura afro-brasileira. Os desfiles começaram às xx e seguem durante a madrugada de segunda-feira (16).

Acadêmicos de Niterói

A primeira escola a entrar no sambódromo foi a Acadêmicos de Niterói, estreante no grupo Especial após ter conquistado o título da Série Ouro de 2025, com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil. O tema foi desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins e o enredista Igor Ricardo.

A rainha de bateria da escola é a estreante Vanessa Rangeli. Dias antes de entrar na avenida, o tema da agremiação gerou questionamentos sobre possível propaganda eleitoral antecipada, já que Lula é pré-candidato à reeleição. Além disso, a participação da primeira-dama Rosangela da Silva, conhecida como Janja, no desfile gerou divergências entre aliados do presidente.

Próximas escolas

Na sequência, entram na Sapucaí a Imperatriz Leopoldinense homenageando o cantor Ney Matogrosso, com a cantora IZA é a rainha de bateria; a Portela com um desfile em homenagem a Custódio Joaquim de Almeida, mais conhecido como Príncipe Custódio – figura histórica e espiritual do Benin, na África; e Estação Primeira de Mangueira, encerrando a noite com tradições afro-indígenas da Amazônia através da história do Mestre Sacaca, um grande curandeiro do estado do Amapá.

*publicado por Jonathan Pereira, em colaboração para a CNN Brasil foto reprodução

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo