Governo de AL nomeia interino na Saúde após afastamento de secretário; saiba quem assume

Após o afastamento do secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda Oliveira, o Governo de Alagoas definiu quem passa a comandar interinamente a pasta. A partir desta terça-feira (16), o servidor Emanuel Victor Duarte Barbosa assume a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado.
Barbosa ocupava o cargo de gerente de Licitação da Sesau e foi designado para responder interinamente pela secretaria durante o período de afastamento, fixado em 180 dias.
A medida foi assinada pelo governador Paulo Dantas (MDB) no mesmo dia em que a Polícia Federal deflagrou a operação Estágio IV, que apura desvios de recursos públicos na área da saúde em Alagoas.
Além da nomeação do interino, o Executivo estadual também publicou decreto que cria uma Comissão Especial de Acompanhamento e Colaboração, vinculada à Secretaria de Estado de Governo. O grupo será coordenado pelo Gabinete Civil e contará ainda com a participação da Controladoria-Geral do Estado e da Procuradoria-Geral do Estado.
Segundo o governo, a comissão terá a função de acompanhar os desdobramentos da operação policial, centralizar o envio de informações aos órgãos de controle e assegurar a continuidade dos serviços de saúde à população, sem prejuízo ao atendimento.
A decisão ocorre no contexto da operação Estágio IV, que investiga um esquema de desvio de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e lavagem de dinheiro. A ação cumpriu 38 mandados de busca e apreensão em Alagoas, Pernambuco e no Distrito Federal, além de determinar o afastamento de investigados de funções públicas e o sequestro de bens.
As investigações apontam prejuízos que podem chegar a quase R$ 100 milhões em contratos e pagamentos irregulares na área da saúde no Estado.
Fonte cadaminuto