Pesquisa: Lula cai e volta a empatar com Bolsonaro, mesmo preso e inelegível

Paraná Pesquisa aponta que o petista lidera nominalmente, mas retrocedeu. Bolsonaro voltou a crescer e empata tecnicamente

Levantamento do instituto Paraná Pesquisa divulgado nesta terça-feira (11) aponta que Lula (PT) volta a empatar tecnicamente com Jair Bolsonaro, apesar de o ex-presidente estar preso e inelegível. O petista lideraria as intenções de votos com 35,6%, mas o resultado representa queda de 1,4 ponto percentual desde que o petista anunciou oficialmente sua candidatura, durante viagem à Ásia. Nas simulações de segundo turno, Lula está empatado tecnicamente com Bolsonaro, mas também com Michelle Bolsonaro e com o governador Tarcísio de Freitas (Rep).

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso em sua casa há mais de três meses e também permanece proibido de se comunicar através de redes sociais, voltou a crescer, segundo o levantamento, e teria 32,1% dos votos. Segundo a margem de erro de 2,2 pontos, Lula e Bolsonaro estão empatados tecnicamente na projeção do primeiro turno da eleição presidencial de 2026.

Em outubro, o Paraná Pesquisas apontava Lula com 37% contra 31% de Bolsonaro, e confirmava liderança do petista para além da margem de erro do levantamento.

No cenário com Bolsonaro candidato, Ciro Gomes (PSDB) seria o terceiro colocado com 8,2%, seguido por Ratinho Jr. (PSD) com 6,9%, Ronaldo Caiado (União) com 3,2% e Romeu Zema (Novo) com 2,7%. Neste cenário, 4,7% não opinaram e 6,6% votariam branco/nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados.

Cenários da pesquisa

Caso a proibição da candidatura do ex-presidente seja confirmada no ano que vem, nos cenários avaliados pelo instituto, o candidato com o melhor resultado é a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que ficaria atrás de Lula por 26% a 36% do petista. Neste cenário, Ciro vai a 9,1%, Ratinho a 8,4%, Caiado a 4,9% e Zema a 3,9%. Outros 4,9% permanecem indecisos, enquanto 6,8% votariam branco/nulo ou em nenhum dos candidatos.

Apontado como o substituto mais provável de Jair Bolsonaro como candidato da oposição, em 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teria 23,7% das intenções de votos, se a eleição fosse realizada hoje, contra 36% de Lula. Ciro Gomes conquistaria 9,7%; Ratinho Jr, 9%; Ronaldo Caiado, 4,5% e Romeu Zema, 3,3%.

Se o candidato escolhido para substituir Jair Bolsonaro seja o seu filho mais velho, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o cenário fica assim: Lula com 36,3%, Flávio com 19,7%; Ratinho,10,5%; Ciro, 9,9%; Caiado, 5,2%; e Zema, 4,8%.

No único cenário avaliado pelo instituto que não considera o presidente Lula (PT) candidato à reeleição, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), estaria empatado contra o senador Flávio Bolsonaro (PL): 20,6% a 20,5%. Ciro Gomes (PSDB) teria 14,9%, Ratinho Jr (PSD) teria 11,8%, Ronaldo Caiado (União), 5,8% e Romeu Zema (Novo), 5,2%. É o melhor resultado de todos os candidatos, em todos os cenários da pesquisa.

Segundo turno

Apesar de liderar em quase todos os cenários do primeiro turno, Lula aparece empatado tecnicamente tanto contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (43,7% a 43,1%), contra Michelle Bolsonaro (44,1% a 42,7%) e contra Tarcísio (43% a 41,8%). O único cenário que aponta liderança certa de Lula seria uma disputa de segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro (45,4% a 38,6%).

Cenário de 2º turno da Paraná Pesquisa nacional. Foto: Divulgação

Lula perdeu 1,5 ponto no último mês, na simulação de segundo turno, enquanto o ex-presidente ganhou 1,5 ponto percentual. Em outubro, o petista tinha 44,9% contra 41,6% de Jair Bolsonaro, segundo o levantamento do Paraná Pesquisas.

Dados da pesquisa

Paraná Pesquisa ouviu 2.020 eleitores com mais de 16 anos em 164 municípios dos 26 Estados e do Distrito Federal, entre os dias 6 e 10 de novembro. A margem de erro é de 2,2 pontos e o grau de confiança é de 95%.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo