De olho na vaga de Teca Nelma na Câmara, PCdoB não aceitará filiação do filho de prefeito à ALE

Atual secretário-executivo de Ações de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) tem sido barrado no partido para filiação com vistas às eleições vindouras

Já escreveu o Blog Kléverson Levy que a vereadora de Maceió, Teca Nelma (PT), tem sido uma combatente fiel nas discussões a favor das minorias e na defesa das políticas públicas em Maceió.

Fato é que a vereadora tem se consolidado como a ‘voz da esquerda em Alagoas’ e vai para o embate do próximo ano com o mesmo tamanho político que teve em 2024.

Isso porque para o PT – em Alagoas – conquistar uma cadeira na Casa de Tavares Bastos com  representação feminina no estado é essencial.

Porém, na federação PT–PV–PCdoB, a chapa promete ser uma das articulações mais sensíveis de 2026, visto que, os partidos buscam equilíbrio entre renovação, força eleitoral e estratégia interna.

Dois nomes já fazem parte dessa união em busca da reeleição na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE): Ronaldo Medeiros (PT) e Silvio Camelo (PV).

Por outro lado, dizem que correm por fora nomes como dos ex-deputados estaduais,Davi Maia e Léo Loureiro, considerados opções viáveis para reforçar a chapa.

O mesmo, no entanto, não ocorre com o filho do prefeito de Penedo, Guilherme Lopes,  atual secretário-Executivo de Ações de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau). A possível entrada de Lopes na federação, ressalte-se, enfrenta forte resistência dentro do PT e do PV, o que tem levado a buscar diálogo com o PCdoB.

Entretanto, informações repassadas ao Blog Kléverson Levy indicam que o partido comunista não dará boas-vindas ao secretário-Executivo da Sesau.

Resumindo: a ida de Guilherme Lopes poderia comprometer a competitividade de candidaturas estratégicas, especialmente, a de Teca Nelma, considerada como um dos nomes ‘puxadores de votos’ no campo progressista.

Além disso, vale destacar que o interesse do PCdoB – em Maceió – é um grande fator de peso. Caso Teca Nema conquiste uma vaga na ALE, o partido seria diretamente beneficiado.

Com isso, Charles Herbert, primeiro suplente da federação nas eleições de 2024, assumiria o  mandato de vereador – até 2028 – na Casa de Mário Guimarães.

Por fim, dizem que ganha (ou so tem a ganhar) o PCdoB com a vitória de Nelma na ALE, em 2026, e, por ora, sair em defesa da candidatura da vereadora de Maceió também já é vista como uma forma de fortalecimento interno do partido comunista em Alagoas.

Será?

É isto! 

E viva a política dos políticos em Alagoas!

Por aqui, continuamos com o mesmo jornalismo, respeito e a mesma credibilidade conquistada!

“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.

Por Kléverson Levy  Foto: Deywesson Duarte/ Decom PMP

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo