Vazão de saída na hidrelétrica de Xingó, entre AL e SE, sofrerá redução entre os meses de dezembro e janeiro
Informação foi divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) emitiu um comunicado no início deste mês de dezembro informando sobre a programação das vazões praticadas pelas usinas hidrelétricas que integram o sistema Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) de geração de energia nas regiões do Sub-Médio e Baixo São Francisco.
De acordo com o ONS, a Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, vai praticar vazão de saída de 900 metros cúbicos por segundo (m³/s) de média mensal no mês de dezembro, e 1.050 m³/s em janeiro de 2025.
Já a Usina de Xingó, localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, terá vazão média mensal de 1.080 m³/s em dezembro, e 900 m³/s em janeiro.
Em novembro, a vazão de saída média diária praticada em Sobradinho foi de 800 m³/s, enquanto Xingó praticou a faixa de 1.600 m³/s, a fim de seguir a curva de volume de espera estabelecida para o Reservatório de Itaparica, explicou o Operador Nacional do Sistema.
Ou seja, enquanto a vazão de saída de Sobradinho deve sofrer um pequeno aumento nos meses de dezembro e janeiro, em Xingó, ela será reduzida durante o mesmo período.
O ONS informou ainda que na data de 05/12, Sobradinho estava com 45,02% de seu volume útil.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou ainda que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores divulgados a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
As alterações de vazão continuarão sendo comunicadas através de mensagem SMS. Para receber os comunicados, basta enviar SMS com a palavra RIO para o número 27569, caso queira receber informações relativas à UHE Xingó, e com a palavra SOBRADINHO, caso queira receber informações relativas à UHE Sobradinho, divulgou o ONS.