Santos cumpre papel de favorito e volta à elite; relembre campanha na Série B
Mesmo sem campanha arrasadora, alvinegro nunca pôs em xeque acesso à Série A
Com quebra de escrita e um golaço de falta, o Santos confirmou a expectativa estabelecida no começo da temporada e está de volta à Série A do Brasileirão. O placar de 2 x 0 sobre o Coritiba na noite desta segunda-feira (11) mostrou que o alvinegro conseguiu lidar com o status de favorito ao acesso criado desde o momento do rebaixamento, em 2023.
Por mais que a passagem pela segundona não tenha sido arrasadora, o Peixe não pôs em xeque em momento algum a briga pelo acesso, mesmo no período inicial da competição, quando esteve fora do G4.
➡️ Tudo sobre o Peixe agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Santos
A vaga foi confirmada com 68 pontos conquistados. Na campanha até aqui, foram 20 vitórias, oito empates e oito derrotas. O ataque do Peixe é o melhor da Série B até a 36ª rodada, com 56 bolas na rede. No quesito defensivo, o Santos sofreu 28 gols e tem a segunda, perdendo apenas para o Mirassol.
A partida no Couto Pereira reforçou o foco do elenco em garantir a vaga antecipada no G4. O clube ainda não havia vencido quatro jogos seguidos este ano e precisava repetir justamente o placar vitorioso que já havia conquistado nas três partidas anteriores. A escrita do ano foi colocada abaixo no jogo decisivo.
A bola batida por Otero também representou o fim de uma outra marca para a equipe santista. O venezuelano se tornou o jogador com mais gols de falta na década entre todos que passaram no Santos. Foram três gols anotados desde que chegou, contra dois de Carlos Sánchez, Lucas Lima e Marinho, antigos líderes do ranking.
Veja abaixo os principais momentos do Santos na Série B do Campeonato Brasileiro.
Largada lenta
As dez primeiras rodadas passaram ao torcedor do Santos leve sentimento de desconfiança. Isso porque, neste primeiro recorte, o Peixe ocupava a 7ª posição com 15 pontos, três atrás do Goiás, que fechava o G4 naquele momento. O líder era o América Mineiro, com 21.
➡️ De volta à elite! Santos faz 2 a 0 no Coritiba e jogará a Série A em 2025
➡️ Santos: Carille não diz se fica e fala sobre o planejamento
Foi o único momento considerado ruim na competição. Ao analisar os números, fica mais claro. Das oito derrotas do Santos nesta Série B, seis delas aconteceram neste período dos dez jogos iniciais. Entre a 7ª e a 10ª rodadas, foram quatro derrotas seguidas do elenco santista. Dali em diante, o cenário voltou a ser favorável à equipe.
Virada de turno na ponta
A sequência ruim ficou para trás, e o Santos virou o turno líder da competição. Entre a 10ª e a 19ª rodadas, o Peixe venceu cinco e empatou outros quatro jogos. Entre os principais resultados, o time de Fábio Carille goleou o Coritiba em casa por 4 a 0 e arrancou empates contra os adversários da ponta da tabela, como Mirassol, Vila Nova e Sport.
O segundo turno iniciou com o Peixe somando 34 pontos, contra 33 do Novorizontino, segundo colocado, e 30 do Sport, que ocupava a 5ª posição.
➡️ Jornalista faz alerta ao Santos após retorno à Série A: ‘História não sustenta mais’
Adversários ameaçando a liderança
Apesar de ter tudo para se manter como líder da Série B, o Santos ainda não está garantido como o campeão da competição. O primeiro lugar realmente nunca esteve 100% garantido para a equipe, o que não tirava a confiança no acesso.
O Novorizontino, que viveu momentos de oscilação, mas tem tudo para também subir, era o primeiro colocado na tabela com 54 pontos, apenas um a mais que o time do Santos. A distância para o Vila Nova, então 5º colocado, era de sete pontos.
Derrotas improváveis e acesso confirmado
Depois de ficar 19 jogos invicto na Série B, o Santos voltou a perder. Diante do Goiás, sofreu revés por 3 a 1, fora de casa. Recuperou-se ao vencer, na Vila Belmiro, o Mirassol, que briga pelo acesso, e decepcionou ao tropeçar na Chapecoense fora de casa, adversário que luta contra o rebaixamento. Essas foram as duas outras derrotas que se somam às seis do começo do campeonato.
➡️ Santos garante acesso, Brusque é rebaixado e Paysandu se salva; resumão da Série B
Se as derrotas ligaram leve alerta de atenção à equipe na reta final de competição, logo foi cessado com a sequência inédita de quatro vitórias seguidas. O Santos derrotou Ceará, Ituano, Vila Nova e, nesta segunda-feira (11), o Coritiba. Afastou qualquer ameaça e garantiu com duas rodadas de antecedência o acesso à Série A.
Mirando o título
Agora, restando duas rodadas, o Peixe briga pelo título da Série B do Brasileirão. Para coroar a temporada com o troféu, o Santos depende apenas de si. Enfrenta o CRB em casa, e um empate garante matematicamente o título.
Isso porque, mesmo que o Santos estacione nos 69 pontos ao fim das 38 rodadas, Mirassol e Novorizontino só podem chegar a essa mesma pontuação, o que leva o desempate para o número de vitórias. O Santos tem 20 e os adversários 18, o que daria um novo empate. No terceiro critério, saldo de gols, a vantagem do Peixe é muito grande.
➡️ Gol de falta de Otero leva torcida do Santos à loucura nas redes sociais
➡️ Santos: Guilherme comemora volta à Série A e mira título da B
Atualmente, a equipe tem 28 de saldo, contra 15 e 13, respectivamente, de Mirassol e Novorizontino. A probabilidade de tirar essa diferença de saldo em dois jogos é mínima, o que garantiria o troféu com o placar empatado na próxima rodada.
Porém, esse será o último jogo do Santos na Vila Belmiro neste ano, o que dá ao elenco mais força para conquistar os três pontos e o título da competição.
Fonte Lance