Paralisação de enfermeiros e técnicos ameaça funcionamento de UPAs em Maceió

Image

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) e o Sindicato de Enfermeiros de Alagoas (Sineal) anunciaram ao Instituto Nacional de Saúde (Insaude) que os profissionais devem paralisar suas atividades durante 24h, nesta sexta-feira (24).

De acordo com o Sateal, a categoria está sem receber o valor referente ao complemento do  piso salarial nacional. Eles afirmam também, que o Governo Federal já enviou o dinheiro a empresa, porém o repasse para os profissionais ainda não foi feito.

No documento enviado para o Insaude, as entidades alegam que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que o repasse do recurso foi realizado para o instituto no último dia 16 de maio.

Em caso do pagamento não ser efetuado até quinta-feira (23), os profissionais de enfermagem devem parar suas atividades por 24 horas nesta sexta-feira, dia 24.

Os sindicatos informam que o aviso da paralisação já foi enviado para o Insaude, assim como para os órgãos de Justiça, e que obedecerá o critério de que 30% dos serviços seguir funcionando.

As duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que podem ser afetadas pela paralisação, localizada no Tabuleiro dos Martins e no Jacintinho,  possuem mais de 120 enfermeiros e técnicos de enfermagem. Desse modo, a paralisação de 24h irá impactar diretamente no atendimento de milhares de alagoanos.

A redação do Cada Minuto entrou em contato com a Sesau, porém até a publicação desta matéria, não foi possível obter uma posição da pasta.

Fonte cadaminuto foto reprodução

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo