Escolas estaduais têm até sexta-feira para se inscreverem na OBMEP
Escolas públicas e privadas de todo o Brasil têm até esta sexta-feira (15) para efetuarem suas inscrições na edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O procedimento deve ser feito pelo site www.obmep.org.br e podem participar turmas de ensino fundamental e médio.
Em Alagoas, a competição é realizada pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretarias municipais de Educação (Semeds), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e rede particular de ensino.
Neste ano, as provas da primeira fase ocorrem no dia 04 de junho, enquanto as da segunda etapa serão em 19 de outubro. A lista com os estudantes, professores, escolas e secretarias de Educação premiadas será divulgada em 20 de dezembro.
Oportunidade
Em reunião com as Gerências Especiais de Educação (GEEs) na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em Alagoas, professor Adelailson Peixoto, do Instituto de Matemática da Ufal, falou das inscrições da olimpíada e falou as vantagens que o estudante ganha ao participar.
“Mais do que uma competição, a OBMEP é um estender de mãos para o Sistema Educacional do Brasil. Os estudantes medalhistas ganham bolsas e participam de treinamentos do Programa de Iniciação Científica, o PIC. E poderão continuar recebendo bolsas ao adentrar no ensino superior. Além disso, por meio do Programa OBMEP na Escola, também fazemos formações com os professores”, pontuou o professor.
Desempenho da rede estadual
Em 2023, a rede estadual de ensino de Alagoas teve seu melhor desempenho na história da OBMEP e conquistou, pela primeira vez, quatro medalhas de ouro na etapa nacional da competição, garantindo, ao todo, 22 medalhas. Nos 18 anos de existência da olimpíada, o melhor resultado das escolas estaduais havia sido duas medalhas de ouro na edição 2019 e outras duas na edição 2021.
Destas 22 medalhas, além dos quatro ouros, foram conquistadas três pratas e 15 bronzes. Quando somado às 250 Menções Honrosas a nível nacional – quando estudantes de todo o país competem entre si –, o número de premiados da rede estadual sobe para 272. Adicionadas às medalhas das escolas municipais, privadas e do Ifal, o número de medalhistas de Alagoas na etapa nacional da OBMEP 2023 passa para 75 – 6 ouros, 17 pratas e 52 bronzes. A rede estadual teve ainda seis professores e quatro escolas premiadas.
Aluna do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Agreste, em Arapiraca, Cláudia Manuelly Soares Santos é uma das premiadas de 2023. A adolescente, que em 2022 havia conquistado uma prata na olimpíada, arrebatou um bronze em 2023. Ela destaca as vantagens de se participar da competição.
“A prova pode parecer difícil à primeira vista, mas vale a pena cada minuto que você passou estudando e se preparando. As olimpíadas tornam a matemática ainda mais divertida, instigante e desafiadora e já estou me preparando em busca de um resultado ainda melhor este ano”, relatou a bimed.
Orgulho
Em 22 de dezembro, a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, recebeu um grupo de medalhistas no gabinete da Seduc, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). Na encontro, ela destacou o orgulho pelo resultado alcançado pelos estudantes da rede estadual na edição 2023 da olimpíada.
“A matemática ainda é vista como uma disciplina difícil de se aprender e, por isso, a conquista de vocês orgulha a todos que fazem a rede estadual. E não podia deixar de parabenizar também os professores que os incentivaram a participar da olimpíada e os treinaram para a prova. Estendo ainda meus cumprimentos aos pais aqui presentes que, com certeza, também estão muito orgulhosos de vocês”, frisou a secretária.
Fonte cadaminuto