Paulistão: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo conhecem grupos

Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou o sorteio dos grupos do Campeonato Paulista de 2024, que se inicia no dia 21 de janeiro

Nesta quinta-feira, no Auditório Ibirapuera, a Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou o sorteio dos grupos do Campeonato Paulista de 2024. A competição se inicia no dia 21 de janeiro, ainda sem confronto definido, e termina em 7 de abril, com a grande final.

Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo são os cabeças de chave do Paulistão. Atual campeão, o time alviverde caiu no Grupo B, junto com Água Santa, vice-campeão neste ano, além dos rivais Guarani e Ponte Preta. O time comandado por Abel Ferreira busca a terceira conquista estadual consecutiva.

Já o Corinthians ficou no Grupo C, ao lado de Red Bull Bragantino, Mirassol e Inter de Limeira, enquanto o São Paulo, no Grupo D, tem São Bernardo, Botafogo-SP e Novorizontino. O Santos ocupará o Grupo A, com Ituano, Santos André e Portuguesa.

No total, 16 clubes disputam o Estadual. Na primeira fase, todas as equipes se enfrentam em turno único, exceto as do mesmo grupo. Os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final, enquanto os dois piores colocados na classificação geral são rebaixados à Série A2.

Nas quartas de final, os confrontos são definidos em um jogo único. A fórmula se repete nas semifinais. A classificação geral se mantém para a fase de mata-mata, portanto, os mandos de campo pertencem às equipes com a melhor campanha. Já a final é decidida em partidas de ida e volta.

Desde 2023, o Paulistão ainda fornece cinco vagas à Copa do Brasil do ano seguinte.

Confira abaixo os grupos do Paulistão de 2024:

Grupo A

Santos
Ituano
Santo André
Portuguesa

Grupo B

Palmeiras
Água Santa
Guarani
Ponte Preta

Grupo C

Corinthians
Red Bull Bragantino
Mirassol
Inter de Limeira

Grupo D

São Paulo
São Bernardo
Botafogo-SP
Grêmio Novorizontino

Nesta temporada, por exemplo, Corinthians, Santos e São Paulo não conseguiram se classificar via Estadual.

Fonte Gazeta esportiva

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo