Juiz Claudemiro Avelino palestra em evento alusivo aos 150 anos do TJMG

Seminário Memória e Justiça foi promovido em Ouro Preto, primeira capital de Minas Gerais

O juiz e historiador Claudemiro Avelino abordou o tema “Da beleza do Direito ao direito à Beleza: museu e patrimonialização no Judiciário” durante o “Seminário Memória e Justiça: 150 anos de História do Tribunal de Justiça de Minas Gerais”. O evento foi realizado nos dias 17 e 18 de outubro, em Ouro Preto, primeira capital mineira.
“Eu partir dos conceitos de beleza, passando por Platão, além de citar obras poéticas e culminei abordando acerca do rico acervo da Justiça no Brasil produzido nos últimos três séculos. Também enfatizei a importância da indexação, classificação, restauração, conservação e guarda desse material que forma o acervo dos Tribunais do Brasil”, explicou o magistrado.
Além da palestra, o magistrado Claudemiro Avelino doou, à Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), duas moedas comemorativas produzidas pela Casa da Moeda em alusão aos 200 anos da Independência do Brasil e lançadas pelo Banco Central.
Na ocasião, o juiz destacou a preservação da história em Ouro Preto, primeira cidade do país tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O seminário foi promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), em parceria com a Comissão Especial para os 150 anos do TJMG e com a Mejud.
Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL, com informações do TJMG – RF
imprensa@tjal.jus.br
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo