Chef alagoana ensina como preparar o bobó de lagosta

O tradicional bobó de camarão ganhou uma versão alagoana, adaptada pela chef Karina Farias, que teve a ideia quando trabalhava em um restaurante em São Paulo. A base de macaxeira foi mantida, mas a troca do fruto do mar deu um novo sabor ao pra

“Lá [em São Paulo], eles faziam o bobó de camarão, que é o tradicional, e eu quis incrementar. Nosso estado é tão rico na nossa gastronomia, nos nossos frutos do mar. Então, nada mais justo que abrilhantar a lagosta”, disse a chef.

Em um papo com Gilka Mafra, do programa Isso é Alagoas, Karina relembrou sua trajetória na cozinha, que começou quando ainda tinha 8 anos, ajudando a mãe nos afazeres do dia-a-dia, ao lado dos sete irmãos.

“A gente sempre estava ajudando Mainha nos preparos, ralando coco, tirando o sururu do capote, colocando a mesa. Realmente, a cozinha entrou como uma brincadeira. Lembro da mágica que foi colocar o macarrão para cozinha pela primeira vez. Tudo isso é muito especial para mim”, lembrou.

A chef utiliza ingredientes simples e que já são usados no preparo do bobó. O segredo está no preparo da lagosta: ela apenas dá uma selada para que não fique “borrachuda”.

Ingredientes:

  • 10 tomates
  • Pimenta de cheiro a gosto
  • 1 Pimentão de cada cor (verde, vermelho, amarelo)
  • 1 cebola picada
  • 1 leite de coco
  • Azeite de dendê a gosto
  • Lagostas
  • Sal, pimenta e limão
  • Macaxeira pré-cozida picada

 

Preparo:

 

Karina abre as lagostas ao meio, que já foram temperadas com sal, limão e pimenta, e coloca elas em uma frigideira apenas para selar, dando uma dourada rápida no fruto do mar. As lagostas ficam separadas enquanto ela prepara o molho.

Em um liquidificador, a chefe bate os tomates, os pimentões e a pimenta. Esse molho fica separado enquanto faz o preparo com a macaxeira. Para isso, na mesma panela que selou as lagostas, ela coloca as cebolas picadas e a macaxeira pré-cozida picada. Acrescenta água e deixa cozinhar até ficar mole e bate no liquidificador.

De volta ao fogo despeja a mistura batida da macaxeira, o molho e acrescenta leite de coco e azeite de dendê. Cozinha até engrossar. Aí, é só montar o prato.

Karina coloca as lagostas no fundo do refratório onde o bobó será servido e por cima coloca o preparo. Ele pode ser acompanhado de arroz.

Fonte G1 /AL

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo