Gaspar chama de ‘vergonhosa’ a decisão do STF que autoriza juízes a julgar ações que envolvam clientes de seus familiares

Por 7 votos a 4, o Supremo decidiu por acabar com o impedimento de juízes de atuar nesses casos que envolvem clientes                                                                                                                                                                           O deputado federal Alfredo Gaspar (União) fez duras críticas à Câmara dos Deputados por não reagir ao STF. O deputado criticou a decisão do Supremo em derrubar o impedimento dos juízes julgarem processos que envolvem clientes de seus familiares. “Isso é uma verdadeira vergonha”.

“Fico espantado como essa Casa está acovardada diante do STF. Estamos passando por momentos muito difíceis. Os ministros acabaram de dar maioria a um verdadeiro escândalo: a possibilidade de julgamento em causas que tenham clientes de seus parentes”, criticou.

O deputado aponta para o atentado à parcialidade com essa decisão e questiona: “Como o Judiciário brasileiro quer respeito agindo dessa forma? A Câmara dos Deputados não deveria aceitar a supressão de uma regra clara de impedimento. Isso é resultado de quem tem rabo preso”, disse.

Alfredo lembra que o impedimento foi decidido pelo Congresso e que a decisão do STF não irá abolir a escolha dos deputados. “O STF jogou na lata do lixo o impedimento legal. Uma verdadeira vergonha”.

A decisão da Corte Superior aconteceu nesta terça-feira (22) por 7 votos a 4. O julgamento foi retomado em 11 de agosto depois de um pedido de vista do ministro Luiz Fux. A análise foi feita em plenário virtual, modalidade em que os ministros depositam os seus votos e não há debate.

A decisão sobre o tema impactará os próprios ministros da Corte. As mulheres dos ministros Zanin, Moraes, Gilmar e Toffoli são advogadas.

Fonte 7 segundo

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo