Santa Casa passa a realizar biópsia a vácuo por ultrassonografia

Também conhecido por mamotomia, o procedimento se enquadra como minimamente invasivo para a paciente

A Santa Casa de Maceió ampliou os exames mamários em Alagoas, com a opção da biópsia a vácuo guiada por ultrassonografia, conhecida popularmente como mamotomia. No hospital, já são realizados cinco procedimentos desse tipo por mês.

O radiologista André Vitório explicou que, durante o procedimento, o nódulo é localizado por meio de um ultrassom para, então, ser removido por uma agulha assistida por vácuo. Os fragmentos do nódulo são enviados ao departamento de patologia para exame anatomopatológico.

O procedimento é indicado para pacientes com nódulos pequenos, entre 1 a 2 cm; nódulos complexos (sólido-cístico); nódulos intraductais; e lesões não nodulares (distorções arquiteturais).

ARTISTA MACEIOENSE

Diteal promove exposição ‘Imensidão Íntima’ no Teatro Deodoro

“Mesmo sendo pouco invasiva, a técnica é considerada uma pequena cirurgia que pode ser realizada com aplicação de anestesia local para maior conforto da paciente. Além disso, a paciente não precisa ficar hospitalizada após o procedimento, e nem adotar cuidados pós-operatórios complexos. A biópsia leva em torno de 30 minutos, não tem cortes e é precisa”, disse o especialista.

A mamotomia é uma novidade no rol de exames para mulheres em Alagoas. Antes, era preciso se deslocar para outros estados, como Pernambuco, para realizar o exame. No entanto, agora, a Santa Casa de Maceió já recebe pacientes conveniados nos planos de saúde e também particulares.

*com informações da assessoria.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo