Bispo de Penedo D. Valdemir leva ao conhecimento das autoridades competentes as precariedades das nossas Igrejas

Em parte da sua celebração no último domingo(09), o Bispo da Diocese de Penedo Dom Valdemir Ferreira não mediu palavras para levar ao conhecimento da população penedense, de modo especial  as autoridades competentes na área com relação a situação  crítica e de precariedade em que encontram-se as nossas igrejas citando por exemplo, a própria Catedral templo religioso onde  estava realizando a celebração e também a igreja de São Gonçalo Garcia.

De acordo com  sua fala na celebração, Dom  Valdemir destacou que a “Catedral Diocesana de Penedo é  tombada pelo  IPHAN e por isso, quem faz a igreja não  pode mudar um “caroço” de areia mas eles não fazem nada”. Disse ele: ” desde do ano passado fizemos reunião com arquiteto do IPHAN, com o prefeito, mas uma vez esse ano no sentido de vê como se fazer um trabalho conjunto com a Prefeitura, com o IPHAN e a comunidade local. “”Uma indiferença total de ambas as partes, ou de todos os lados”.

Ainda diante da sua fala na celebração do último domingo, o Pastor maior da nossa Igreja reclamava das dificuldades que está tendo para promover o ato religioso devido a problemas de pingueiras  na região do altar. “Eu não subir porque lá cima tá molhando, tá caindo água aqui atrás do altar a água está empossada. Há muita infiltração de água.”

Segundo Dom Valdemir Ferreira o momento exige uma rearticulação não somente o Bispo mas toda comunidade para que providências sejam tomadas. O IPHAN não permite que a igreja faça a seu modo, eles tem que está presentes é uma exigência deles, e o preço pode ser muito mais caro do que eles pensam porque enquanto a gente pode varrer o chão com uma vassoura, eles tem que ser com um pincel de um centímetro. Então isso, demora mais ainda haja dinheiro.

O Governo deve dispor recursos pra isso, porque é um patrimônio que é  nosso e que eles se apossaram por causa da cultura, e da arte e que eles não respeitam porque religião não é só cultura é fé. Não é, uma expressão cultural para guardar por causa de um patrimônio, destacou Dom Valdemir.

O Bispo de Penedo, também fez referência em sua fala a situação atual da Igreja São Gonçalo Garcia, que corre o risco de ser  interditada devido ao péssimo estado de conservação  é telhado com problemas, fios soltos, com dificuldade imensa de se fazer esses serviços .  Nesses últimos 5 anos, não tivemos condições que tomamos conhecimento, já que  estamos aqui há um ano e meio apenas, de se fazer uma parceria com o IPHAN e a Prefeitura. Vamos rezar, pedir , ir lá  bater a porta de quem se pode e não deixar só para o bispo tomar essa providência, concluiu Dom Valdemir.

Geraldo José

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo