O blog revela “tabela” de 20 e 30 horas da Educação: “aumento pode passar de 100%”
A mensagem foi publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas de segunda-feira (18/10). Junto com a mensagem que propõe aumento salarial foram publicadas as novas tabelas do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) da Educação.
O projeto, já está em tramitação no Poder Legislativo, no entanto, traz apenas a tabela de 40 horas para a função de professor.
Vários servidores entraram em contato com o blog para perguntar pelas tabelas para jornadas de 30 e de 20 horas. Não, elas não serão publicadas.
Nesse caso, explica o secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos, a regra a ser aplicada é a da proporcionalidade. “O salário será proporcional. Um professor de 30 horas vai ganhar 75% do que ganhará um de 40 horas”, resume.
Em tese, a mesma regra vale para 20 horas, cujo salário será exatamente 50% da tabela de 40 horas.
E se depender do Estado, os professores de 20 horas vão “desaparecer” dos quadros da Secretaria da Educação. O secretário Rafael Brito, da Seduc, explica que atualmente são cerca de 4 mil professores com essa carga horária ou om 25 horas, de um total de 13,4 mil servidores efetivos.
“Para todos eles será aberta a possibilidade de ampliar a contratação para 30 horas. Esse processo será feito por um chamamento, um edital interno, cumprindo a legislação”, aponta Rafael.
O secretário acrescenta que a carga horária ideal para o professor ou professora e para o Estado é 30 horas. “Essa jornada (30 horas) dá condição para que eles ensinem todos os dias em uma das nossas escolas, complementando a atividade extra classe em casa e tendo outra jornada, seja em escolas municipais ou privadas, sem prejuízo de sua atividade na nossa rede de ensino”, explica.
Com a ampliação da carga horária, o servidor poderá ter mais de 100% de aumento nos seus vencimentos, afirma Rafael Brito: “a professora ou professor terá direito ao aumento por conta da correção da tabela do PCCS e sobre essa tabela poderá acrescer mais 50%, em função da ampliação da carga horária. Com isso, em vários casos, os reajustes poderão passar dos 100%”, explica.
Não existe limite para a ampliação da carga horária: “todo professor ou professora que tiver interesse, poderá ampliar de 20 para 30 horas”, assegura Brito.
blogsdagazetaweb