FPM: repasses aos municípios batem recorde mais uma vez.
Junho começa com o pé direito para os prefeitos, assim como o ano de 2021, com o Fundo de Participação dos Municípios ( FPM) superavitário em 35% em relação ao ano passado. A primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bateu o super recorde de 123,66% de aumento em relação à mesma do ano passado.
Segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o repasse está 123,66% maior que os R$ 2,5 bilhões transferidos aos cofres dos municípios no mesmo em 2020. Mesmo aplicando a inflação, o valor ainda será superior ao montante total recebido em junho do ano passado. Deflacionado , o resultado positivo fica em torno de 109%.
Para os municípios sem arrecadação própria , o FPM é a principal fonte de receita, aliado a uma pequena fatia do ICMS que o governo do Estado repassa. Portanto, quando o FPM cresce, a injeção de recursos é grande nos municípios , aliados aos programas sociais assistencialistas que o governo mantém, como agora o Auxílio Financeiro criado devido à pandemia.
Por redação C/ informações coluna Integração Mozart Luna ( Gazeta de Alagoas)