FPM: repasses aos municípios batem recorde mais uma vez.

Junho começa  com o pé direito para os prefeitos, assim como o ano de 2021, com o  Fundo de Participação  dos Municípios ( FPM) superavitário  em 35% em relação ao ano passado. A primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bateu o super recorde de 123,66%  de aumento em relação  à mesma do ano passado.

Segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o repasse está 123,66%  maior  que os  R$ 2,5 bilhões transferidos aos cofres dos municípios no mesmo em 2020.  Mesmo aplicando a inflação, o valor ainda será superior ao montante total recebido em junho do ano passado. Deflacionado , o resultado positivo fica em torno de 109%.

Para os municípios sem arrecadação própria , o FPM é a principal  fonte de receita, aliado a uma pequena fatia do ICMS que o governo do Estado repassa. Portanto, quando o FPM cresce, a injeção  de recursos é grande nos municípios , aliados aos programas sociais assistencialistas  que o governo mantém, como agora o Auxílio Financeiro criado devido à pandemia.

Por redação C/ informações coluna Integração  Mozart Luna ( Gazeta de Alagoas)

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo