Penedo-AL é mais que uma cidade histórica, é um destino turístico inigualável!

A “princesinha do Baixo São Francisco” encanta turistas e visitantes com seus atrativos históricos representados pelos prédios, monumentos, peças e curiosidades que aguçam a imaginação de qualquer pessoa. Visitar o maior centro histórico de Alagoas é como voltar ao tempo da colonização e buscar compreender quais foram as intenções dos grandes navegadores que buscaram investir nestas terras e, como consequência, acabaram construindo um patrimônio espetacular, ainda preservado em tempos atuais.

Vale lembrar que, a origem do nome da cidade de Penedo ainda é um estudo de caso, pois, há quem diga que tem relação com os rochedos do principal atrativo turístico chamado “Forte da Rocheira” e há quem diga que tem a ver com a misteriosa e lendária “Pedra de São Tomé”, localizada na Ilha de São Pedro, logo em frente a “Rocheira”.

Falando em Pedra de São Tomé, é importante mostrar que se trata de um atrativo turístico que estava adormecido, até ser descoberto pela agência de viagens e turismo Mais Tour, que resgatou tal história e inseriu nos roteiros turísticos para quem deseja conhecer Penedo. Sendo uma imperdível opção de lazer envolvendo passeio de barco, parada para banho nas águas do rio São Francisco, trilha ecológica até a Pedra de São Tomé e visita ao mercado de artesanato de Santana do São Francisco-SE.

Diante disso, existem os outros atrativos turísticos que, normalmente, não são citados pelos canais de divulgação, como o próprio passeio nas águas do Velho Chico e visita a reserva ecológica APA Marituba do Peixe, conhecida como o “Pantanal Alagoano”.

E sobre a culinário local, as opções são diversificadass e atendem muitos paladares. Os ribeirinhos são um povo de mão cheia na cozinha. Sabem preparar pratos apresentáveis e com aquele gosto de quero mais.

Diante de tudo isso, turistas e visitantes podem fazer de sua viagem à Penedo uma experiência enriquecedora, inesquecível, compartilhável e memorável. É, sem dúvida, um destino encantador.

Porém, mesmo com todo esse potencial, fica difícil entender o motivo desta cidade ainda não ser um destino que decolou no turismo. Como pode um lugar com tamanha riqueza histórica, cultural e ambiental se encontrar no anonimato, onde alguns atrativos, como museus, permanecem de portas fechadas devido ao baixo fluxo de visitantes? Talvez, cause até um sentimento de arrependimento dos investidores locais que colocaram suas esperanças num negócio que acreditaram ser lucrativo, mas, na verdade, está sendo uma “luta” incansável em busca de turistas e visitantes.

Nessas circunstâncias, é óbvio que há uma necessidade de pesquisa, minuciosa, sobre os pontos fortes e pontos fracos do turismo em Penedo, para poder criar ações de maneira planejada, com objetivo de alcançar o sonhado posto de destino consolidado de Alagoas e do Baixo São Francisco.

Enquanto isso não acontece, Penedo continua sendo um carro de luxo, sem combustível.

 

Glossário turístico:

TURISTA: são as pessoas que visitam determinado local e pernoitam e usufruem de um conjunto de serviços.

VISITANTES: são aqueles que passam algumas horas no destino, conhecem algumas opções, e seguem viagem.

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo