Além de Alagoas, DF e mais 16 estados vão prorrogar quarentena e endurecer restrições para conter a covid-19

O endurecimento das regras do decreto de emergência para conter o avanço do coronavírus anunciado ontem pelo governador Renan Filho (MDB) deve se repetir em mais 16 estados e no Distrito Federal. Em Alagoas, a confirmação da prorrogação do decreto poderá ser anunciada ainda neste domingo, 03.

Segundo levantamento do G1, além de Alagoas, anunciaram prorrogação do isolamento social os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba , Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia , Santa Catarina, São Paulo e Sergipe .

Além dos 16 acima, a Região Metropolitana de São Luís, no Maranhão, foi o primeiro local no Brasil a adotar o lockdown (bloqueio total). A duração da medida está prevista para dez dias, a partir da próxima terça-feira (5).

Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Tocantins ainda não divulgaram se irão prorrogar ou flexibilizar o prazo da quarentena.

Alagoas

Nesse sábado, o governador de Alagoas afirmou que não está descartada a possibilidade de ‘lockdown’ no estado, com fechamento de todas as atividades.

Se o lockdown é uma possiblidade, o endurecimento das regras do decreto de emergência já é uma certeza. O uso de máscaras deverá se tornar obrigatório no estado. “Chegamos a 58 mortes e estou preocupado com a ocupação de nossa rede hospitalar pública e privada. Então vamos precisar tomar medidas adicionais. Medidas que ampliam o isolamento social e o distanciamento das pessoas, ampliação da proteção individual do cidadão. Medidas fundamentais para salvar vidas e garantir mais condições para que nossa rede hospitalar não venha a colapsar, como a gente tem observado em outros estados”, afirmou o governador.

“O nosso decreto vence no próximo dia 5 de maio, mas é provável que antecipemos um novo decreto antes desse terminar”, concluiu.

A ideia é ampliar o isolamento social para evitar um crescimento maior da curva de contaminação antes de 15 de maio, quando será inaugurado o Hospital Metropolitano, que terá 1000 leitos para tratamento de pacientes com covid.

tnh1

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo