CHEGAM AO FIM AS EXIBIÇÕES DOS FESTIVAIS COMPETITIVOS DO 13° CIRCUITO PENEDO DE CINEMA

Os filmes ainda estão disponíveis para exibição e votação no site oficial do evento até o domingo (19)

Por Arthur Vieira

Com grande público, as mostras competitivas do 13° Circuito Penedo de Cinema encerraram suas exibições na tela do Cine Penedo nesta sexta-feira (17). Porém, os filmes permanecem disponíveis para exibição e votação no site oficial do evento até o domingo (19), quando serão anunciados, durante a cerimônia de premiação, os vencedores do 16º Festival do Cinema Brasileiro, do 13º Festival de Cinema Universitário e do 10º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental.

Ao longo de quatro dias de exibições, a cidade de Penedo teve o prazer de prestigiar os filmes selecionados nos três festivais, que transitaram entre temas socioambientais, culturais, sociais, entre outros.

Se, por um lado, o público pôde se identificar e se reconhecer nos assuntos abordados, por outro, teve a oportunidade de imergir em realidades das mais diversas.

As mostras competitivas lotaram as sessões de exibição. Sempre com a sala cheia, o 10° Festival Velho Chico de Cinema Ambiental debateu em suas narrativas a preservação ambiental, especialmente dos mananciais aquíferos, como a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, com filmes que trouxeram discussões sobre o meio ambiente, seja ele natural ou antrópico.

Já o 16º Festival do Cinema Brasileiro, que teve suas primeiras edições entre 1975 e 1982 e foi retomado em 2016 pelo Circuito, exibiu 12 curtas-metragens nacionais ao longo da semana. A mostra, que tem como missão a divulgação das mais novas produções do cinema brasileiro, trouxe a Penedo uma profusão de novos e antigos talentos do audiovisual do país, que se encontram na cidade.

Sendo uma importante janela de divulgação de obras produzidas nas instituições de ensino superior e escolas técnicas de cinema de todo o Brasil, o 13º Festival de Cinema Universitário teve sessões lotadas, com a reunião de estudantes, técnicos-administrativos e professores apaixonados pela sétima arte, que produzem seus filmes de maneira independente.

Em meio a tantas obras, aplausos, lágrimas e momentos que ficarão eternizados na memória, realizadores nacionais e internacionais estiveram em Penedo neste grande encontro, formando novos contatos artísticos, troca de ideias e construção de laços que, ao unir a classe de realizadores, fortalece a produção de novas peças do audiovisual em Alagoas e no Brasil.

Marina Bonifácio, estudante de teatro e curadora da mostra Sururu, conta que é sua primeira vez na cidade e ficou muito feliz de ir ao Cine Penedo. “A sensação que eu tive foi de grande felicidade, pois a maior parte dos municípios do interior do estado não possuem salas de cinema, e Penedo está indo na contramão disso, promovendo um espaço cultural e gratuito para todos”, comemora.

“Além do mais”, acrescenta a estudante, “acompanhar essas mostras competitivas mostra a força que as produções brasileiras têm, com uma gama de assuntos e pontos de vista a serem abordados. É realmente muito instigante!”.

Maria Aldinete, sergipana e estudante de psicologia, fez a travessia do Rio São Francisco para prestigiar as exibições das mostras competitivas. “Foi uma experiência maravilhosa! Havia anos que eu não vinha a uma sala de cinema, e prestigiar filmes lindos, numa sala magnífica, gratuita e aberta ao público é algo mágico”, afirma.

Mesmo com o fim das exibições dos festivais competitivos, os filmes ainda estarão disponíveis para exibição e votação no site oficial do evento até as 14h do domingo (19). O resultado do voto popular e do júri serão divulgados durante a cerimônia de premiação, que ocorrerá no mesmo dia, a partir das 20h.

Fonte assessoria

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo