Penedo recebe ação do TRE voltada aos grupos vulneráveis nas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) levou, nesta terça-feira (30), ao município de Penedo, a primeira edição do projeto TRE em Movimento – Cidadania e Democracia, que tem o objetivo de levar informação e tirar dúvidas – por meio de palestras e debates – a respeito do processo eleitoral, em especial para as populações mais vulneráveis, como mulheres, jovens, negros, LGBTs e indígenas.

A iniciativa também contempla a emissão de documentos essenciais para o efetivo exercício da cidadania, como CPF, título de eleitor e certidão de nascimento. A ideia é fazer com que o programa percorra os demais municípios alagoanos.

“Estamos aqui dando o pontapé inicial no Programa TRE em Movimento – Cidadania e Democracia. Entendemos

que a Justiça eleitoral deve estar próximo da sociedade, e nosso objetivo é ir para os vários quadrantes do estado de Alagoas, divulgando a necessidade da participação da população no processo eleitoral, especialmente das minorias. E é por isso que estamos desenvolvendo este programa. Durante o dia, teremos inúmeras palestras voltadas para os jovens, para as mulheres, para os negros, a comunidade LGBT e indígenas. O nosso objetivo é fazer com que eles, sensibilizados, possam participar do processo eleitoral. Aliado a isso, no instante em que nós nos deslocamos para as cidades, para as comunidades, levamos também a emissão de documentos necessários para o exercício da cidadania, como título de eleitor, carteira profissional, CPF e registro de nascimento”, destaca o presidente do TRE/AL, desembargador Washington Luiz, idealizador da iniciativa.

Ele conta que a ideia do programa surgiu a partir da informação de que as mulheres são a maioria dos eleitores, mas ocupam um pequeno espaço nos parlamentos e no Poder Executivo. Diante disso, o desembargador entendeu como uma obrigação do Tribunal Regional Eleitoral levar informações para que mais pessoas que se enquadram nos grupos vulneráveis possam ocupar esses espaços de liderança em Alagoas.

“Desde que assumi o comando da Justiça Eleitoral no estado, constatei que no Brasil, a maioria dos eleitores é mulher. Mas a representação delas nos parlamentos, nos Poderes Executivos, é muito pequena. O índice é diminuto. Imagine dos demais que constituem as minorias? A representação desses segmentos é muito pequena. Então veio a ideia de fazer o cumprimento de uma obrigação que eu entendo que é nossa. Por isso, estamos dando um pontapé a mais esse programa”, falou.

Iniciativa contempla a emissão de documentos essenciais para o efetivo exercício da cidadania – Foto: Assessoria

HONRARIA

A presença do desembargador no município de Penedo também foi marcada pela entrega de mais um título de Cidadão Honorário, em reconhecimento a todos os serviços prestados por Washington Luiz à população local. Esta semana, ele já havia se tornado cidadão das cidades de Campo Alegre, Teotônio Vilela e Junqueiro, na região Agreste.

“Esse reconhecimento deriva, acredito eu, dos programas implementados nessas cidades, da época em que eu era presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, com o Moradia Legal e o Justiça Itinerante. É com imensa satisfação que retorno a esta cidade das barrancas do São Francisco. Com a graça de Deus, neste instante, me torno também filho de Penedo”, afirmou o desembargador, que já coleciona o título de Cidadão Honorário de quase 50 municípios alagoanos.

O secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, ressaltou o perfil do desembargador, que gosta de estar perto da população. “O desembargador tem um perfil andarilho. É um juiz que gosta de estar próximo do povo, e isso é fundamental. A aproximação da sociedade com a Justiça também. Seu perfil é ir para a comunidade, esclarecer as pessoas. No ano que vem, acontecem as eleições municipais e é fundamental tirar dúvidas das pessoas que vão concorrer e daqueles eleitores que gostam de se atualizar a respeito das novas regras que estão postas neste momento. Eu gostaria de parabenizar o desembargador que, merecidamente, recebeu o título de Cidadão Honorário de Penedo. Ele, com certeza, é muito técnico e presta relevantes serviços à sociedade alagoana”, falou o secretário.

O vereador Júnior do Tó, autor do projeto para homenagear Washington Luiz, conta que ele sempre colocou o povo de Penedo como prioridade nas ações e projetos desenvolvidos por ele.

“Essa homenagem que a Câmara presta ao desembargador é pelos serviços prestados por ele ao nosso município. Todas as vezes em que ele esteve à frente dos serviços no TJ sempre colocou o povo de Penedo nas suas ações. Diante disso, a Câmara se reuniu e prestou essa homenagem por todos os serviços prestados à sociedade. O desembargador é um homem que tem nas veias a vontade de sempre olhar para os mais carentes. Pulsa nele a preocupação de sempre olhar para a população mais humilde. Ele é um pioneiro, sempre buscando melhorias para a população mais carente”, afirmou.

DP C/ gazetaweb

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo