Superbactéria: cinco bebês morrem em UTI neonatal de Cuiabá (MT) após infecção
Cinco bebês morreram em decorrência de uma infecção pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC), na UTI neonatal do Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá, em Mato Grosso. No total, as infecções atingiram um total de nove crianças, das quais quatro se recuperaram.
As mortes aconteceram entre os dias 16 e 21 de fevereiro, mas só vieram à tona neste mês. O MP-MT (Ministério Público de Mato Grosso) instaurou um inquérito para investigar as mortes. O CRM-MT (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso), em nota, disse que o caso “será apurado e julgado, dentro dos princípios da legalidade com direito a ampla defesa e ao contraditório”.
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso também informou que “os cinco pacientes já chegaram ao Hospital Estadual infectados” e negou que as crianças tenham contraído a bactéria dentro do hospital. Uma médica que trabalhava na UTI disse que o surto aconteceu depois que uma bebê infectada pela KPC foi internada, em janeiro.
A uma TV local, ela disse que oito crianças foram infectadas depois da internação da bebê infectada transferida de “um hospital particular da capital, que também atende pelo SUS para tratamento mais especifico”.
DP C/R7