Lula sanciona lei que homenageia Hélio Nogueira Lopes em ponte entre Penedo e Neópolis

Norma homenageia o médico, ex-prefeito e deputado estadual de Penedo

Foi sancionada no dia 9 de janeiro de 2026 a Lei nº 15.339, que denomina oficialmente como “Ponte Hélio Nogueira Lopes” a ponte sobre o Rio São Francisco localizada na BR-349, que interliga os municípios de Penedo, em Alagoas, e Neópolis, em Sergipe. A norma entrou em vigor na data de sua publicação, com assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A lei é originária do Projeto de Lei nº 1.572/2024, de autoria do deputado federal Luciano Amaral (PSD-AL), e contou com parecer favorável do senador Renan Calheiros (MDB-AL) no Congresso Nacional. A iniciativa presta homenagem a uma das personalidades mais relevantes da história política e social de Penedo e de Alagoas.

Nascido em 1922, em Penedo, Hélio Nogueira Lopes teve uma trajetória marcada pela dedicação ao serviço público e à área da saúde. Médico pediatra, foi provedor da Santa Casa de Misericórdia, secretário de Saúde e Serviço Social, deputado estadual por três legislaturas e prefeito de Penedo entre 1956 e 1961.

Ao justificar o parecer favorável ao projeto, o senador Renan Calheiros destacou a importância da homenagem para a preservação da memória histórica da região. Segundo ele, a denominação da ponte reconhece “uma trajetória de intensa dedicação ao serviço público e à comunidade, em especial no município de Penedo”.

Renan também ressaltou a forte ligação de Hélio Nogueira Lopes com a região banhada pelo Rio São Francisco e com a população das duas margens do rio. O homenageado, inclusive, prestava serviços médicos a trabalhadores instalados em Neópolis, já no estado de Sergipe, reforçando sua atuação para além das divisas estaduais.

A ponte será uma das principais ligações entre Alagoas e Sergipe na região do Baixo São Francisco, e a nova denominação busca eternizar o legado de um personagem que marcou a história política, social e humana do município de Penedo e de toda a região.

Fonte Informa Alagoas

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo