” Valores desviados da pasta da saúde em Alagoas estimados em mais de 100 milhões salvariam muitas vidas “

Escândalo já toma dimensão a nível nacional.

O desvio de verbas públicas da saúde é um problema grave e recorrente no Brasil, com diversas operações policiais e denúncias que destacam o impacto devastador da corrupção na vida da população. 

Nesta terça-feira, 16 de dezembro de 2025, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Estágio IV para investigar um amplo esquema de corrupção na Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (Sesau). 

Valores Envolvidos: A investigação apura o desvio de mais de 100 milhões de reais.

Diante da gravidade dos fatos, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, afastou imediatamente o Secretário de Saúde, Gustavo Pontes, por 180 dias. Uma comissão especial foi criada para colaborar com as investigações da PF.

 esquema envolveria fraudes em licitações e pagamentos por serviços fantasmas, como “fisioterapias fantasmas”. Os recursos desviados teriam bancado até a compra de uma pousada de luxo em Porto de Pedras, no valor de R$ 5,7 milhões. 

Este caso de Alagoas hoje, soma-se a uma série de outras operações da PF em todo o país que combatem o desvio de recursos destinados à saúde pública. Estima-se que a corrupção na saúde cause perdas anuais de cerca de R$ 26 bilhões no Brasil, valor que poderia ser utilizado para salvar vidas e melhorar a infraestrutura do sistema. 

Por redação

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo