Correção sobre cassação no TRE/AL: Paulão (PT) mantém mandato
Deputado federal permanece no mandato, enquanto os votos de João Catunda seguem em processo de retotalização

Por Tribuna Hoje com agências
Contrariando informações que circularam na imprensa, o deputado federal Paulão (PT) não teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).
O que ocorreu no pleno do TRE/AL, na terça-feira (10), foi a cassação do diploma de João Catunda (PP), ex-vereador de Maceió e candidato nas eleições de 2022. Com a decisão, os mais de 24 mil votos obtidos por Catunda foram anulados, o que implicará na retotalização dos votos do pleito.
A decisão do TRE/AL foi apertada, com 4 votos a 3 favoráveis à anulação. O cumprimento da decisão não é imediato, podendo haver recursos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O processo contra Catunda foi movido pelo partido Republicanos, de Nivaldo Albuquerque, que alegou captação ilícita de recursos durante a campanha. Segundo a denúncia, Catunda teria utilizado material gráfico financiado pelo Sindicato de Saúde do Município de Maceió (Sindsaúde), caracterizando uso indevido de estrutura sindical.
A retotalização de votos, prevista na legislação eleitoral, visa corrigir erros ou irregularidades na apuração, garantindo a integridade do processo eleitoral.
Portanto, Paulão (PT) permanece no mandato, enquanto os votos de João Catunda seguem em processo de retotalização.