Penedo realiza campanha antirrábica no dia 3 de novembro
Vacinação começa no ponto fixo instalado no SESP a partir das 7 horas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Penedo, em Alagoas, inicia no dia 3 de novembro a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2026 para proteger cães e gatos contra a raiva e reforçar os cuidados com a saúde pública.
A mobilização segue até o dia 7 de dezembro, com atendimento em pontos fixos, vacinação na zona rural e visitas de equipes volantes que irão até a casa do tutor realizar a vacinação, que é gratuita.
A programação começa com vacinação no ponto fixo instalado no SESP, das 7h às 13h, até o dia 5 de novembro. No mesmo local, também será realizado o cadastramento de residências que atendam aos critérios para solicitar a visita de uma equipe volante.
O Município de Penedo e o Estado de Alagoas estão obrigados a garantir o direito humano à alimentação e nutrição adequadas e o direito à saúde de crianças e adolescentes do povo indígena Pankararu. Os integrantes dessa etnia residem em 13 barracos à margem da rodovia em Penedo. A comunidade é composta por 17 famílias, que totalizam 51 integrantes, dos quais 30 são crianças e adolescentes.
O cadastro é destinado a residências com quatro ou mais animais, cães bravos ou de difícil manejo e tutores idosos ou com mobilidade reduzida que tenham dificuldade para se deslocar até um ponto de vacinação. No dia 6 de novembro, a equipe estará na entrada do Conjunto Jardim América/Buriti, das 7h às 13h, exclusivamente para vacinação, sem cadastramento para atendimento volante.
A vacinação antirrábica é uma fundamental e única para prevenir a raiva, doença viral grave que pode atingir mamíferos, incluindo cães, gatos e seres humanos. A transmissão ocorre principalmente pela saliva de animais infectados, geralmente por meio de mordidas, arranhões ou contato com mucosas e feridas.
Manter a vacinação dos animais em dia contribui para reduzir a circulação do vírus e proteger tanto os pets quanto as pessoas. Por isso, a Prefeitura reforça a importância da participação dos tutores e orienta que levem o cartão de vacinação do animal, quando disponível, para facilitar o registro da dose.
“A vacinação antirrábica é um cuidado essencial não apenas com os nossos cães e gatos, mas também com a saúde de toda a população. Por isso, organizamos uma campanha que vai chegar tanto à zona urbana quanto à zona rural, com diversos pontos de vacinação e equipes volantes para atender quem tem dificuldade de deslocamento. Nosso objetivo é facilitar o acesso e garantir que o maior número possível de animais seja imunizado”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.
O Dia D da campanha será realizado no sábado, 7 de novembro, das 7h às 17h, com 15 pontos de vacinação distribuídos pelo município. Confira os locais de atendimento:
PSF Santo Antônio
Escola Gabino Besouro
Quadra da Escola Irmã Jolenta
Praça em frente ao Sindspem
Anexo do posto de saúde do Oiteiro
PSF Cohab
PSF Vila Matias
PSF Rosete Andrade
PSF São José
PSF José Edileno
Praça do Conjunto Mata Atlântica
Extensão da Escola Barão de Penedo
PSF Gabriel 04
Praça Santa Luzia
Estacionamento da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto
Fonte assessoria



