ASA, CSA e CSE enfrentarão em seu grupo da Série D três times baianos
Com representatividade nacional inédita, competição divide os 96 clubes participantes, maior número de sua história, em 16 chaves, com seis equipes em cada; Atlético de Alagoinhas, Jacuipense e Juazeirense serão os adversários dos alagoanos na 1ª fase

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta sexta-feira (6) os 16 grupos do Brasileirão Série D, que terá em 2026 a edição mais inclusiva de sua história, com 96 clubes participantes. Os três times alagoanos (ASA, CSA e CSE) estão no Grupo A 10 junto de Atlético de Alagoinhas, Jacuipense e Juazeirense. A competição deve começar em 4 de abril.
As chaves, que contam com seis times cada, foram formadas a partir de critérios geográficos, observando também questões logísticas, e apresentam no máximo três clubes de uma federação por grupo. Os quatro melhores de cada chave avançam para a segunda fase.

Confira os 16 grupos da Série D 2026:
Grupo A1 – Nacional-AM, Manaus-AM, Manauara-AM, GAS-RR, Monte Roraima-RR e São Raimundo-RR
Grupo A2 – Independência-AC, Galvez-AC, Humaitá-AC, Porto Velho-RO, Guaporé-RO e Araguaína-TO
Grupo A3 – Gama-DF, Brasiliense-DF, Luverdense-MT, Primavera-MT, Inhumas-GO e Aparecidense-GO
Grupo A4 – Capital-DF, Ceilândia-DF, Mixto-MT, Operário-MT, União-MT e Goiatuba-GO
Grupo A5 – Trem-AP, Oratório-AP, Tuna Luso-PA, Águia de Marabá-PA, Tocantinópolis-TO e Imperatriz-MA
Grupo A6 – Sampaio Corrêa-MA, Moto Club-MA, IAPE-MA, Maracanã-CE, Iguatu-CE e Parnahyba-PI
Grupo A7 – Ferroviário-CE, Tirol-CE, Atlético-CE, Altos-PI, Piauí-PI e Fluminense-PI
Grupo A8 – ABC-RN, América-RN, Laguna-RN, Sousa-PB, Maguary-PE, Central-PE
Grupo A9 – Retrô-PE, Decisão-PE, Serra Branca-PB, Treze-PB, Lagarto-SE e Sergipe-SE
Grupo A10 – ASA-AL, CSA-AL, CSE-AL, Jacuipense-BA, Atlético-BA e Juazeirense-BA
Grupo A11 – Uberlândia-MG, Betim-MG, CRAC-GO, ABECAT-GO, Operário-MS e Ivinhema-MS
Grupo A12 – Porto-BA, Rio Branco-ES, Vitória-ES, Real Noroeste-ES, Tombense-MG e Democrata GV-MG
Grupo A13 – Madureira-RJ, Portuguesa-RJ, América-RJ, Portuguesa-SP, Água Santa-SP e Pouso Alegre-MG
Grupo A14 – Nova Iguaçu-RJ, Sampaio Corrêa-RJ, Maricá-RJ, XV de Piracicaba-SP, Noroeste-SP e Velo Clube-SP
Grupo A15 – Cianorte-PR, FC Cascavel-PR, Santa Catarina-SC, Joinville-SC, Guarany de Bagé-RS e São Luiz-RS
Grupo A16 – Blumenau-SC, Marcílio Dias-SC, São Joseense-PR, Azuriz-PR, São José-RS e Brasil-RS
Formato de disputa
As seis equipes de cada grupo vão se enfrentar entre si em dez rodadas e farão cinco jogos como mandante e cinco como visitante. Os quatro melhores avançam à segunda fase, e os confrontos terão o seguinte critério: 1º do Grupo A1 x 4º do Grupo A2; 2º do Grupo A1 x 3º do Grupo A2; 3º do Grupo A1 x 2º do Grupo A2; e 4º do Grupo A1 x 1º do Grupo A2.
Este também será o formato nos demais grupos – A3 x A4, A5 x A6, A7 x A8 e assim sucessivamente -, o que promoverá confrontos regionais e, em alguns casos, duelos de clubes próximos geograficamente.
A Série D será disputada de 5 de abril a 13 de setembro, em 24 datas (22 aos fins de semana e duas no meio de semana). Em cada fase do mata-mata e nos playoffs, os confrontos acontecerão em jogos de ida e volta. Os quatro clubes que forem eliminados nas quartas de final terão nova chance de ascender à Série C de 2027 nos playoffs, criados pela CBF com o intuito de assegurar mais competitividade e emoção ao torneio.
Os clubes que cheguem à terceira fase asseguram no mínimo sua participação na Série D de 2027. Os quatro semifinalistas, assim como os vencedores dos playoffs, garantem o acesso à Série C de 2027. O campeão irá se classificar de forma direta para a terceira fase da Copa do Brasil de 2027.
Fonte Tribuna de Alagoas