Determinação e esforço: alagoana alcança nota máxima na redação do Enem e sonha com Medicina

Bruna Tavares, de 18 anos, celebrou a nota máxima na redação do Enem após anos de dedicação e acompanhamento pedagógico.

Um abraço cheio de alegria e gratidão marcou a comemoração de Bruna Tavares, de 18 anos, que alcançou a nota mil na redação do Enem 2025. A conquista é resultado de uma longa jornada de estudos e dedicação, celebrada por familiares, professores e colegas.

A mãe da jovem, Janaína Carla Tavares, não esconde o orgulho e afirma que o excelente desempenho já era esperado, diante do esforço constante da filha ao longo dos anos.

Além do apoio familiar e escolar, Bruna contou com a orientação do professor Gabriel Victor, fundador da isolada de redação Redatando, que acompanhou de perto o desenvolvimento da estudante. Segundo ele, a nota máxima é reflexo de uma rotina intensa de estudos.

“Fruto de aulas constantes, produção semanal, correção semanal, dúvidas semanais. Ela figurava entre uma das melhores alunas do curso, das mais dedicadas, atentas, além de escrever e reescrever. Então, era implacável e encantava a dedicação dela”, disse o professor.

 Determinação e esforço: alagoana alcança nota máxima na redação do Enem e sonha com Medicina
Momento em que aluna nota mil na redação do Enem conta para professor sobre a conquista. — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Eliete Calvancante, coordenadora pedagógica do ensino médio da escola Elite, onde Bruna estuda, o resultado não foi construído da noite para o dia. De acordo com ela, a preparação começou há alguns anos, com acompanhamento pedagógico contínuo e foco no desenvolvimento acadêmico da estudante.

As notas do Enem 2025 foram divulgadas nesta segunda-feira, e os participantes já podem conferir os resultados no portal do Inep. Em Alagoas, quase 100 mil candidatos participaram do exame e agora poderão concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Com a nota em mãos, Bruna já tem um objetivo bem definido: escolheu o curso de Medicina e afirma estar totalmente focada na disputa pela vaga.

Inscrições do Sisu começam na segunda-feira com novas regras

As inscrições para o Sisu começam na próxima segunda-feira e trazem novidades nas regras de seleção. A principal mudança permite que o candidato concorra às vagas utilizando a maior nota obtida no Enem nos anos de 2023, 2024 ou 2025.

De acordo com Zeuxis Morais, representante do Sisu na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o sistema seleciona automaticamente a nota mais vantajosa para o estudante, ampliando as oportunidades de ingresso no ensino superior.

O professor Gabriel Victor também destaca que a conquista da nota mil é resultado da união entre aluno, família e professores.

“Fruto de um processo convergente entre família, a escola também tem seu papel, e a isolada vem para lapidar e transformar o mil em uma possibilidade. Não é algo que eu toque? Da última edição 2024, apenas uma lagoana, também estudante da Redatando, também miauana, tirou nota mil. Doze no país, uma apenas em Alagoas, e agora a Bruna, por enquanto a única em Alagoas, e é isso.”

Zeuxis Morais reforça ainda a importância de os candidatos acompanharem diariamente os pontos de corte, já que eles podem variar ao longo do período de inscrição. As políticas de reserva de vagas por cotas foram mantidas para esta edição do programa.

Para o Sisu deste ano, a Universidade Federal de Alagoas vai disponibilizar mais de 5 mil vagas em 107 cursos de graduação. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos, requisitos e à documentação exigida para a efetivação da matrícula.

Confiante, Bruna afirma que está com tudo organizado para a disputa e vive a expectativa de conquistar a tão sonhada vaga no curso de Medicina.

Fonte Gazeta Web

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo