UFAL : Penedo ganha nova escola de música e centro de estudos musicais
Projeto tem o objetivo é fortalecer a cultura musical local através de cursos livres e de pesquisas na área
O professor Marcos Moreira, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador do Festival de Música de Penedo, anunciou nesta quinta-feira (12), uma nova parceria para a criação do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e de uma escola de música. O projeto é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica, onde o objetivo é fortalecer a cultura musical local através de cursos livres e de pesquisas na área.
O Cemupe será instalado no histórico prédio do Monte Pio dos Artistas, transformando-o em um novo centro de artes e cultura local. Onde ofertará cursos de violão, violino, coral, percussão e filarmônica para fortalecer a formação musical na região.
A Ufal desempenhará um papel no desenvolvimento do Cemupe, supervisionando projetos de ensino, pesquisa e extensão em áreas como harmonia, percepção musical, análise, composição e história da música, além de fomentar intercâmbios com outros centros e laboratórios nacionais e internacionais.
O professor Marcos Moreira informou também que o projeto está em andamento e tem como objetivo tornar o Cemupe uma referência regional. O centro visa unir municípios em torno de uma política cultural comum, fortalecer a música na cidade de Penedo e impulsionar o desenvolvimento turístico e social da cidade.
P/assessoria