Você sabe a diferença entre gestor e líder?

Uma questão significativa para a Gestão de Pessoas é a liderança. Não basta ser gestor, é preciso ser líder de pessoas. Normalmente, confunde-se liderança com gestão, porém, um líder é diferente de um gestor. O gestor busca apenas a concretização dos objetivos através do planejamento de planos e da monitoração de seus resultados, enquanto o líder é aquele influência a equipe na busca pela concretização de objetivos. Portanto, a liderança não é a pessoa ou as pessoas que ocupam um determinado cargo, mas sim a maneira pela qual é exercido o “poder”. Por isso, nem sempre um gestor é um líder (OLIVEIRA et al., 2018).

O gestor está focado nas execuções das atividades, já o líder está interessado nas pessoas e na maneira pela qual elas desenvolverão e conduzirão as atividades de sua equipe para alcançar os objetivos traçados, de modo que todos os integrantes se envolvam e, pelo coletivo, busquem o melhor para todos (OLIVEIRA et al., 2018).

Assim, é possível compreender a diferença de um gestor e de um líder pelas atitudes:

Por RODRIGO SALAMANCA SCHER foto reprodução

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo