CHEGOU O NATAL .
Por MILTON HÊNIO – médico e membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello
Nesta segunda feira, dia 25, estaremos comemorando com alegria, o Dia de Natal. Mais um Natal em nossas vidas. Tenho a impressão que é o tempo em que o homem mais se toca, quando ele verifica seu passado, seu presente e o seu futuro.
O Natal é a festa mais universal do mundo. O Natal nos traz momentos de paz, de alegria, com abraços, beijos, sorrisos, que se misturam com as recordações e saudade de nossos entes queridos que já se foram e que conviveram conosco momentos de felicidade.
Há mais de 2000 anos Aquele Menino nasceu e veio para mudar o mundo: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundancia”. Entretanto, o homem é que destrói a sua felicidade. Ele é a primeira e grande riqueza deste planeta Terra; os rios, os mares, as plantas, os pássaros que voam, o vento que sopra, as árvores que dão frutos e sombra, tudo é obra grandiosa de Deus que enviou Aquele Menino, nascido pobremente, para fazer o homem feliz e usar a natureza para o seu bem estar.
Está chegando o Natal! Tempo de acalentar sonhos de harmonia e paz, de dar um toque na vida com as cores da esperança, da paz e do amor. Cristo nasceu e aqui viveu procurando oferecer bons caminhos para se viver em plenitude e com alegria.
Eu gostaria que este Natal fosse para todos nós um Natal em que Cristo nascesse na gruta do coração da gente e transformasse nossa caminhada. Um Natal em que as pessoas abandonassem as armas e o ódio e abrissem os braços para o amor e a união. Um Natal em que os homens não matassem e as crianças não chorassem por falta de pão. Eu gostaria que esse Natal fosse uma festa de amor entre as famílias, que unidas celebrassem a vida, para continuarem no Novo Ano cheias das bençãos de Deus e sempre felizes.
Na jubilosa esperança do Natal de Jesus, estejamos sempre prontos para perceber e realizar as boas coisas que estiverem ao nosso alcance.
Ao Cristo, eu agradeço particularmente a vida, a vida que corre como a água da fonte. Cada dia é menos um dia em nossa caminhada e eu vivo feliz ao ver pássaros em revoada, criança que sorri, o barulho do vento, o murmúrio do mar. Neste Natal vamos nos conscientizar de coração que a vida é uma bela canção.
Assim, vamos parar alguns minutos em silêncio, na noite de Natal, num gesto litúrgico, em oração, após os abraços afetuosos e pensar na recomendação do Cristo; “Amai-vos uns aos outros”. Este é o caminho da solidariedade, da amizade na vida de cada ser humano e assim, fazer desse mundo uma passagem de felicidade. Ainda temos muitos caminhos a percorrer. Sentimos que os homens a cada dia mais se destroem por coisas que não levam a nada. E passam a sofrer.
Feliz Natal eu desejo a você, meu caro leitor. Lembre-se de que a vida é feita do momento presente. Assim, façam o dia de hoje feliz, dentro dos seus limites, dentro daquilo que é possível. Felicidades, e que a sua vida seja um eterno Natal, cheia de muita luz e alegria.