Marinho faz golaço nos acréscimos, e Fortaleza garante vaga nas quartas da Sul-Americana
Com muita emoção, o Fortaleza se classificou para as quartas de final da Sul-Americana.
Recebendo o Libertad em uma apinhada Arena Castelão, o Tricolor empatou por 1 a 1 e se valeu do triunfo na ida, por 1 a 0, para concretizar aquela que já é sua melhor campanha continental da história.
Na próxima fase, a representação do Nordeste enfrenta o América-MG ou o Bragantino.
Em duelo que apresentava muitos erros técnicos dos dois lados, especialmente quando os anfitriões tentavam iniciar as jogadas, na bola aérea o time paraguaio chegou a inaugurar a contagem com Alexander Barbosa mandando para as redes. Porém, já em campo e tendo a confirmação vinda do árbitro de vídeo, foi marcado impedimento do camisa 3, que recebeu livre, dentro da pequena área, após bola escorada por Lorenzo Melgarejo.
Apesar da vantagem no agregado, o Fortaleza parecia sentir a responsabilidade de lidar com o embate decisivo em meio ao momento negativo na temporada e à expectativa das mais de 50 mil pessoas que lotaram as arquibancadas.
Com isso, os paraguaios foram se aproveitando da situação e se consolidando na partida, conseguindo duas oportunidades de bastante perigo, em que Melgarejo era a figura responsável pelas conclusões.
Na primeira delas, o camisa 10 quase completou na segunda trave o cruzamento rasteiro de Néstor Giménez. Na segunda, ele teve tempo de girar sobre a marcação e bateu cruzado, à direita do gol de João Ricardo.
Com o Leão tendo apenas um lampejo de melhora em jogada em que Thiago Galhardo mandou por sobre o travessão após boa jogada individual de Imanol Machuca, o melhor primeiro tempo do Libertad foi premiado com a inauguração do marcador.
Após toque para trás de Óscar Cardozo, Héctor Villalba, mesmo apertado pela marcação, serviu Mathías Espinoza, que bateu forte com a perna esquerda, de primeira, e estufou as redes dos donos da casa.
Precisando ser mais eficiente e agressivo na postura de criação, o Fortaleza voltou melhor na etapa complementar, especialmente por usar de maneira mais rápida os lados do campo.
A equipe de Juan Pablo Vojoda simbolizou isso em grandes chegadas em que Zé Welison, na entrada da grande área, carimbou o travessão de Martín Silva, assim como Marinho, quase na pequena área, bateu cruzado para acertar a trave direita.
Apesar de assumir dominante, o Leão do Pici via a sua ideia de jogo ter como principal risco oferecer espaços consideráveis quando o Gumarelo conseguia acionar seu ataque na base da bola longa.
Foi, inclusive, dessa forma que os paraguaios chegaram a sua oportunidade mais clara de aumentar sua dianteira na capital cearense, em que Melgarejo dominou dentro da grande área e cruzou rasteiro para Antonio Bareiro, na segunda trave e livre de marcação, mandar por cima do travessão.
A partir dos 30 minutos do tempo complementar, as linhas de marcação do Fortaleza permaneceram altas, e, gradativamente, o time da capital paraguaia parecia sentir a exigência física que essa postura do adversário lhe exigia.
Além do gol bem anulado de Yago Pikachu por impedimento, a situação ficou ainda mais perigosa para os visitantes quando o lateral-direito Iván Pìris, de passagem pelo São Paulo, acertou uma cotovelada em Pikachu e foi expulso com vermelho direto por parte do árbitro argentino Facundo Tello. E, assim como na etapa inicial, a equipe que se mostrava melhor no confronto foi recompensada graças a Marinho. Vindo do banco de reservas, o jogador, que tem sido criticado pelo início abaixo da crítica no novo clube, bateu falta com perfeição, mandando no extremo canto direito de Martín Silva, e carimbando o passaporte do Fortaleza para as quartas de final da Sul-Americana.
FORTALEZA 1 x 1 LIBERTAD – Sul-Americana – Oitavas de final
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data e horário: 8 de agosto de 2023, às 19h (de Brasília)
Público e renda: 50.542 pessoas/ R$ 767.742
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Maximiliano Del Yesso (ARG)
VAR: Germán Delfino (ARG)
Cartões amarelos: Caio Alexandre, Marinho, José Welison (FOR); Diego Viera (LIB)
Cartões vermelhos: Marcelo Benevenuto (FOR); Iván Piris, Néstor Giménez (LIB).
Gols: Mathías Espinoza (43’/1°T) (0-1), Marinho (45’/2°T) (1-1)
FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi (Guilherme, aos 21’/2°T) e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, José Welison, Pedro Augusto (Pochettino, no intervalo), Machuca (Marinho, aos 21’/2°T) e Calebe (Yago Pikachu, aos 38’/1°T); Thiago Galhardo (Silvio Romero, aos 39’/2°T).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
LIBERTAD: Martín Silva; Iván Piris, Diego Viera, Alexander Barboza e Néstor Giménez; Álex Campuzano (Cristian Riveros, aos 27’/2°T), Lucas Sanabria (Hernesto Caballero, aos 44’/2°T) e Mathías Espinoza;Lorenzo Melgarejo, Héctor Villalba (Antonio Bareiro, aos 18’/2°T) e Óscar Cardozo (Marcelo Fernández, aos 19’/2°T, e Iván Ramírez, aos 44’/2°T).
Técnico: Daniel Garnero.
Fonte R7