Determinação: presos não devem ficar mais nas delegacias de AL após audiências de custódia

O delegado-geral Adjunto, Eduardo Mero, informou nesta quinta-feira (20) que os policiais civis não vão mais custodiar presos em delegacias e as remoções, a partir de agora, serão realizadas pela Polícia Penal.

“É mais um problema histórico da área da segurança que está sendo solucionado, com esta ação de governo, envolvendo as pastas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris)”, disse o delegado.

Segundo ele, as delegacias de polícia do Estado não mais ficarão com os presos no local, um problema crônico que se arrastava faz anos, e que prejudicava não somente a segurança pública, mais especificamente a Polícia Civil, mas também a população que chegava às delegacias para serem atendidas e compartilhavam o ambiente com presos em locais inapropriados.

Eduardo Mero acrescentou que a Polícia Penal, que tem expertise para esse tipo de atividade, fará o transporte dos presos das unidades policiais do Estado para o sistema prisional. “Dessa forma, a Segurança Pública ganha bastante porque os policiais civis que estavam em desvio de função, fazendo custódia de presos, serão remanejados para a atividade fim da Polícia Civil que é investigar”, destacou.

“Temos absoluta convicção que, diante desse novo modelo, a Polícia Civil produzirá resultados ainda melhores no que se refere a elucidação de crimes e prisão de criminosos, aumentando a sensação de segurança da sociedade alagoana”, concluiu.

Ao TNH1 o delegado explicou ainda que uma portaria vai ser publicada, regulamentando a alteração. Na prática, a Polícia Militar prende o indivíduo e leva para a delegacia. Após 24h, ele passará por audiência de custódia e, em permanecendo preso, terá que ser levado imediatamente para o presídio pela Polícia Penal.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo