Brasil TSE julga se Bolsonaro poderá concorrer ou será cabo eleitoral até 2030
Esta é a terceira sessão de julgamento da ação em que Bolsonaro é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação
O julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que pode tornar Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos entra em sua terceira sessão, nesta quinta-feira (29/6). Caso não haja pedido de vista, o futuro político do ex-presidente deve ser decidido.
Depois de o relator do caso, Benedito Gonçalves, manifestar-se a favor da condenação do ex-presidente, o julgamento será retomado com o voto do ministro Raul Araújo. Em seguida, votam os ministros Floriano de Azevedo Marques, Ramos Tavares, Cármen Lúcia (vice-presidente do TSE), Nunes Marques e Alexandre de Moraes, presidente do tribunal.
Os ministros que acompanharem o relator seguirão o entendimento de que Bolsonaro cometeu abuso de autoridade e uso indevido de meios de comunicação em reunião realizada com embaixadores, em julho de 2022. Assim, eles se posicionarão pela inelegibilidade de Jair Bolsonaro, por oito anos, a contar das eleições de 2022.
Fonte Metrópoles