Conselho Tutelar de Arapiraca vai encaminhar denúncia de suposto abuso a alunos ao MP
O Conselho Tutelar de Arapiraca informou, na tarde desta segunda-feira (22), que está acompanhando a denúncia de que pelo menos dez alunos, com idades entre 10 e 12 anos, teriam sido abusados por um professor, em uma escola municipal de Arapiraca, no Agreste. A informação foi confirmada ao TNH1 pelo presidente do Conselho Tutelar, Aermerson Barros.
De acordo com o conselheiro, o caso foi encaminhado ao órgão pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Arapiraca, que foi notificada sobre os supostos abusos pela escola municipal. Ainda segundo Barros, a denúncia será encaminhada ao Ministério Público Estadual.
“Fomos informados pelas Secretaria Municipal de Educação sobre a denúncia. A escola municipal informou, rapidamente, a Secretaria sobre o caso. Estamos acompanhando e vamos encaminhar a denúncia ao MP-Al. Inclusive, a própria Secretaria de Educação já acionou o MP-AL”, explicou Aermerson Barros, em entrevista ao TNH1.
O conselheiro ainda disse que o professor já foi afastado das atividades. “É deve do Estado proteger toda e qualquer criança. Quando digo o Estado, isso incluiu as escolas, secretarias e outros órgãos. Nesses casos, devemos tomar cuidado pois a denúncia foi feita a partir da viralização de um áudio, que expôs as crianças. Sabemos que o professor, que tem mais de 20 anos de profissão, já foi afastado das atividades. A denúncia será apurada como tem que ser”, finalizou.
O caso – A Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Arapiraca informou, por meio de nota, que já adotou todas as medidas necessárias para apurar uma denúncia de que pelo menos dez alunos, com idades entre 10 e 12 anos, teriam sido abusados por um professor, em uma escola municipal. O caso, segundo apuração do site 7 Segundos, teria sido denunciado por uma professora, por meio de grupos do um aplicativo de mensagens.
“Importante ressaltar que todas as medidas já estão sendo tomadas, por vias legais, através da Superintendência de Gestão e Organização Escolar, juntamente com o Núcleo de Apoio Jurídico e com conhecimento de entidades como o Ministério Público e o Conselho da Criança e do Adolescente”, diz trecho da nota.
A denúncia teria sido feita nessa quinta-feira, dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e adolescentes.
Leia, abaixo, a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Arapiraca informa que toda e qualquer denúncia recebida é tratada com responsabilidade. Sobre o fato relatado importante ressaltar que todas as medidas já estão sendo tomadas, por vias legais, através da Superintendência de Gestão e Organização Escolar, juntamente com o Núcleo de Apoio Jurídico e com conhecimento de entidades como o Ministério Público e o Conselho da Criança e do Adolescente.
Reforçamos ainda, o nosso compromisso em manter um ambiente escolar seguro e acolhedor para todos os estudantes; bem como para professores e comunidade escolar.
Repudiamos veementemente qualquer forma de abuso, assédio ou violência contra crianças e adolescentes. Estamos empenhados em promover ações preventivas e educativas, visando à proteção e ao pleno desenvolvimento de nossos estudantes.
Por fim, reafirmamos o compromisso da secretaria Educação de Arapiraca em zelar pela segurança dos nossos alunos e alunas.
DP C/ TNH1