CBHSF inaugura sistema de abastecimento de água em comunidade indígena em Porto Real do Colégio

A Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e a Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco vai inaugurar nesta sexta-feira (31) o Sistema de Abastecimento de Água na comunidade indígena Kariri-Xocó, de Porto Real do Colégio, em Alagoas. O evento ocorrerá na Estação de Tratamento de Água da Aldeia Indígena Kariri-Xocó.

Saiba mais:

O CBHSF entregará à comunidade Kariri-Xocó um novo Sistema de Abastecimento de Água. A obra foi realizada com um investimento de R$ 8,6 milhões, recurso proveniente da cobrança pelo uso da água na bacia do rio São Francisco. O sistema de abastecimento contempla uma nova captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água tratada para toda a comunidade. Este investimento irá promover o acesso adequado ao abastecimento de água, em quantidade e qualidade satisfatórias, proporcionando significativas melhorias na saúde e na qualidade de vida do povo Kariri-Xocó, cuja população é estimada em 2.500 indígenas.

Histórico

Um levantamento feito pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco mostrou que, em dezembro de 2017, a comunidade dos Kariri-Xocó, formada por um população de 2.500 indígenas, já sofria com um abastecimento de água deficitário. A Estação de Tratamento de Água (ETA) que abastece a comunidade não apresentava isolamento adequado, permitindo a contaminação da água por fezes de animais e outros patógenos. Além disso, a baixa vazão do Rio São Francisco nesse período acarretou novas dificuldades para a captação feita em uma área de baixa corrente do rio, tornando o espaço propício para a concentração de algas e matéria orgânica em excesso.

Em 2018, uma ação conjunta entre o CBHSF, a Codevasf, a ANA e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) beneficiou, de forma paliativa, a comunidade com uma ação para suprir a demanda urgente de água potável e de qualidade. Foi aberto um dreno que garantiu água limpa para a população. No entanto, para uma solução definitiva que assegurasse o abastecimento público contínuo foi necessária a construção de um novo sistema de abastecimento.

Ainda em 2018, foi firmado acordo de cooperação técnica entre CBHSF, o Distrito Sanitário Especial Indígena de Alagoas e Sergipe, a Associação Comunitária Indígena Kariri-Xocó de Porto Real do Colégio (AL) e a Agência Peixe Vivo com a finalidade de contratar empresa especializada para a elaboração de projeto executivo e a posterior construção de um novo sistema de abastecimento de água na Aldeia Kariri-Xocó atendendo a captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água para a Aldeia.

Fonte: Assessoria
Ricardo Galindo de Albuquerque
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo