Deputado Leonam apoia câmera em uniforme policial: ‘Quem anda na linha, defende’

Durante entrevista ao programa (a)ponte, o deputado estadual Leonam Pinheiro (UB) afirmou que é favorável ao uso de câmeras acopladas aos fardamentos policiais, visando gravar as ações ostensivas. “Quem anda na linha, defende”, disse o delegado da Polícia Civil.
Atuando há 10 anos como delegado, Leonam explicou que em Marechal Deodoro realizou 181 prisões referendadas pela Justiça e tem orgulho de nunca ter precisado ceifar uma vida. Para o agora parlamentar, quanto mais subsídios houver para mostrar a realidade dos fatos, melhor.
“Nunca fui o delegado de polícia do popular jargão: ‘bandido bom é bandido morto’. Para mim, quem tem o direito de tirar uma vida é só Deus. Então, sempre procurei exercer a minha atividade dentro do que está expresso na lei”, argumentou.
“Obviamente, se fosse necessário, eu não sacrificaria minha vida. Numa legítima defesa real, estaria apto e pronto para assim fazer. E é por isso, como um bom delegado de polícia, que sempre prezou pela honestidade, que eu defendo sim que os policiais devem ter em seu aparato câmeras”, completou.
Em Alagoas, a medida chegou a ser proposta pelo deputado e também delegado Francisco Tenório (PP), ainda em 2021. A matéria, porém, segue parada nas comissões da Assembleia Legislativa desde meados de 2022.
O Ministério Público já opinou favoravelmente ao vídeo-monitoramento, inclusive uma comitiva com membros da Segurança Pública foi a São Paulo verificar a metodologia implantada lá, com números exitosos. Mas em solo alagoano não avançou.
Fonte: Assessoria