TRE/AL rejeita pedido da coligação de Cunha e defere apenas tropas federais para 4 municípios

Durante sessão virtual realizada na manhã desta quarta-feira (26), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) rejeitou o pedido formulado pela coligação “Alagoas Merece Mais”, do candidato Rodrigo Cunha, para o envio de tropas federais para os 102 municípios alagoanos. O entendimento dos juízes eleitorais foi o de que apenas as cidades de Teotônio Vilela, Junqueiro, São Sebastião e Feira Grande devem receber o reforço na segurança no segundo turno das eleições, que acontecem neste domingo (30).

De acordo com o presidente do TRE/AL e relator do processo, desembargador Otávio Leão Praxedes, o Poder Executivo estadual, responsável pelo comando das unidades de segurança pública, afirmou que as forças de segurança possuem plenas condições de assegurar o transcurso normal das eleições.

“Após serem provocados por esta Presidência, várias Zonas Eleitorais se manifestaram pela desnecessidade de reforço com a requisição de forças federais para o segundo turno que se avizinha, à exceção de dois juízos eleitorais, que abrangem os municípios de Junqueiro, Teotônio Vilela, São Sebastião e Feira Grande”, explicou o desembargador em seu voto. Os municípios pertencem às 34ª e 49ª Zonas Eleitorais.

Ainda sobre os municípios, o presidente do TRE destacou que “nessas localidades, o entendimento é de que há sério risco de interferência no livre exercício do voto das eleitoras e dos eleitores, e de instabilidade no processo de votação e apuração dos resultados, o que certamente resultará em prejuízo irreparável ao processo político democrático”.

No primeiro turno, a 8ª Zona Eleitoral recebeu reforço das tropas federais nos municípios de Satuba e Pilar, mas o magistrado responsável se manifestou pela desnecessidade, no segundo turno, de reforço na segurança.

Agora, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir acerca do envio das tropas federais para Alagoas.

Com Assessoria*

gazetaweb

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo