Já se fala no TSE em negar registro a Bolsonaro

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já falam abertamente, ainda que apenas para o chamado “público interno”, sobre a tendência de negar registro à candidatura de Jair Bolsonaro à reeleição. Um ex-ministro que integrou o TSE há poucos anos confirmou à coluna essa expectativa. Disse inclusive ter ouvido de um veterano funcionário, conhecido pela isenção profissional, que Alexandre de Moraes, vice-presidente, nem mesmo pede reserva quando cita a possibilidade.

Barrado no baile

A falta de registro impede que dispute a eleição o candidato escolhido na convenção do próprio partido. Nome e número nem aparecem na urna.

Não deu certo

Ciente desse risco, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, fez gesto de simpatia visitando o ministro Edson Fachin. Não alterou o clima.

Subestimando as ruas

Nas conversas de cafezinho, considera-se que o apoio da oposição e da imprensa serão mais fortes que a reação imprevisível dos bolsonaristas.

Medo de quê?

Intriga a insegurança de quem articula o impedimento da candidatura do presidente: afinal, a julgar pelas pesquisas, não há perigo de sua vitória.

Brasília de maioria bolsonarista oficializa Ibaneis

Será movimentado o fim de semana em várias capitais, que sediam convenções partidárias para confirmar candidatos a governador. Em Brasília, a campanha chama atenção pela particularidade de ser a capital e onde Jair Bolsonaro lidera as intenções de voto. Por essa razão, inclusive, o presidente foi fundamental na definição de candidaturas. Mesmo sendo crítico de várias medidas do governo federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) terá apoio bolsonarista na tentativa de reeleição.

Nome e História

Ibaneis será oficializado candidato neste domingo no emblemático centro de convenções com o nome de Ulysses Guimarães, fundador do MDB.

Chapa majoritária

A vice será a deputada Celina Leão (PP) e a ex-ministra Flávia Arruda (PL), mulher de José Roberto Arruda, disputará a vaga no Senado.

Damares ajudou

A aliança que resultou nessa chapa majoritária, a ex-ministra Damares Alves foi convencida por Bolsonaro a abdicar da candidatura ao Senado.

Quem diria

Todos os ministros do STF têm livros sobre algum tipo de “liberdade”, desde a de ir e vir até a sexual. Para o bem ou para o mal, Fachin e Moraes falam de liberdade do eleitor e do candidato, respectivamente.

Pinóquia

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, tomou gosto por ser taxada de disseminadora de fake news. Só por mentiras sobre o empresário Luciano Hang ela teve a terceira condenação, esta semana. Mas as mentiras da moça não parecem interessar ao inquérito do STF.

No Twitter

Para expor a finalidade eleitoreira da “carta pela democracia” petista, o presidente Jair Bolsonaro lançou o próprio manifesto a favor e recebeu mais de 100 mil apoios em menos de 24h. Se servir de parâmetro…

Agora vai

O pré-candidato do Avante a presidente, André Janones, que se agarrou a 1% nas pesquisas e não largou mais, tenta se aproximar de Lula e admite retirar a sua candidatura. Uau.

 

Iniciativa inédita

Grupos de mídia dos nove Estados da Amazônia Legal irão entrevistar em pool e ao vivo os candidatos a presidente sobre desafios da região. A rodada de entrevistas começa em 5 de setembro, Dia da Amazônia.

Reguffe, o breve

Um dos prováveis opositores de Ibaneis Rocha na disputa pelo governo do DF, Antonio Reguffe, ainda não sabe qual a data da convenção do União Brasil no DF. Será “breve”, dizem os apoiadores mais próximos.

Lorota autorizada

No exercício da velha mitomania ou por ignorância mesmo, Lula promete “desatrelar” o dólar dos combustíveis. Deveria saber que se utilizam dólares na importação ao menos de 20% do diesel consumido no Brasil.

Festa tucana

O PSDB promete uma festa de arromba para oficializar a candidatura do governador Rodrigo Garcia à reeleição, em São Paulo. A convenção será realizada a partir das 10h deste Sábado no Ginásio do Ibirapuera.

Pensando bem…

…Simone Tebet tinha votos suficientes para humilhar os “traidores” na convenção do MDB, mas o que importa mesmo é voto na urna.

diariodopoder

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo