Decisão da liberação do uso de máscaras foi tomada com base em dados epidemiológicos de AL, destaca Alexandre Ayres

O Governo do Estado anunciou, em uma live nas redes sociais, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos a partir desta terça-feira (15). O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que a decisão foi tomada com base na ciência e na análise de técnicos da saúde, por meio dos dados epidemiológicos de Alagoas, que mostram uma queda no número de mortes por Covid-19 no Estado. Ficou acertado que os gestores municipais irão decidir a liberação em ambientes internos.

 

“Nossa decisão foi baseada nos dados, na análise epidemiológica do momento. Hoje o Estado de Alagoas possui condições epidemiológicas de liberar a máscara em ambientes externos, ao ar livre. Os gestores municipais assumirão a responsabilidade de analisar internamente o uso em ambientes fechados. Nossas decisões são sempre tomadas com base na ciência e saúde. Acompanhamos os posicionamentos de outros estados que liberaram as máscaras em ambientes abertos e ao observarmos os números semanais e a estabilização da pandemia no estado, nós conversamos para que pudéssemos tomar essa decisão de maneira prudente e serena”, explicou Ayres.

 

O governador Renan Filho destacou que será interrompida qualquer tipo de restrição que ainda exista com relação a público, presença, quantidade de pessoas em teatros, cinemas, estádios de futebol, estacionamentos e outros. Os transportes interestaduais manterão o uso da máscara neste primeiro momento até uma próxima análise.

 

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), desta segunda-feira (14), confirma 11 casos de Covid-19 em Alagoas. Dessa forma, o Estado tem um total de 294.260 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 480 estão em isolamento domiciliar. Outros 286.739 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 1.367 casos em investigação epidemiológica. Foram registradas sete mortes por Covid-19 em território alagoano. Com isso, Alagoas tem 6.811 óbitos por Covid-19.

 

Vacina – Durante a live, Ayres pediu, mais uma vez, para que os pais e responsáveis levem as crianças para se vacinar. “O que a gente precisa é vacinar. Eu acompanho os números aqui das crianças e a vacinação pediátrica ainda está muito aquém do necessário aqui no Estado. Nós fizemos um grande investimento e criamos um programa chamado vacina Alagoas, onde o governo de Alagoas aportou R$ 11 milhões para incentivar e dotar os municípios alagoanos de estrutura para que a gente pudesse avançar na vacinação. Os números de Alagoas na vacinação dos adultos melhoraram bastante e isso fez com que gradativamente tivéssemos uma diminuição da nossa ocupação hospitalar”, salientou.

 

Dos 377 leitos criados pela Sesau para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus e por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 66 estavam ocupados até às 16 horas da segunda-feira (14), o que corresponde a 18% do total. “Somos um dos poucos estados do Brasil que não colapsou sua rede hospitalar. Nós entregamos cinco hospitais, quatro deles na pandemia. Os nossos profissionais de saúde tiveram total condições de trabalho e Alagoas têm colhido os frutos neste momento, onde, temos os menores números de óbitos de pacientes por Covid-19. Esse momento ainda requer cuidados e precisamos continuar com o nosso trabalho para que a população possa se sentir segura e que a gente transcenda esse período de pandemia para endemia”, disse o gestor estadual da saúde.

 

Fonte: secretaria do estado da saúde

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo