Penedo preserva memória da passagem de Dom Pedro II em expedição pelo Rio São Francisco

Em 1859, comitiva real passou por Alagoas no caminho para as cachoeiras de Paulo Afonso (BA). Trajeto foi registrado pelo imperador e pode ser revivido pelos visitantes.

Às margens do Rio São Francisco, a cidade de Penedo, na região sul de Alagoas, é um destino turístico bastante procurado por sua relevância histórica. Foi por aqui que o imperador Dom Pedro II passou em 1859, durante sua expedição pelas cidades ribeirinhas do Velho Chico.

O destino da comitiva eram as cachoeiras de Paulo Afonso, na Bahia. A Rota do Imperador refaz parte desse trajeto e o local onde Dom Pedro II se hospedou, que ficou conhecido como Paço Imperial.

Em entrevista à Gilka Mafra, no programa Isso é Alagoas, o diretor de turismo da cidade, Maik Zuretta, relata os aspectos geográficos e históricos da visita do monarca ao estado. “Tentando desbravar o rio São Francisco, ele passou e se hospedou aqui em Penedo. Toda história nós temos aqui e todo acervo no próprio paço imperial”.

O visitante que quiser conhecer a Rota do Imperador pode fazer um passeio guiado com duração de cinco horas em uma embarcação com tripulantes caracterizados. Quem conta toda história é um guia turístico vestido com os trajes de Dom Pedro II.

A parada principal é na Ilha do Imperador, próximo ao porto de Penedo, onde os visitantes podem descer do catamarã. No local há estrutura de receptivo com redário, cama suspensa, balanço e serviço de bar. O almoço pode ser servido na embarcação ou no leito do rio.

 

Fonte: g1

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo